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Brasil, China e Nicarágua: os países investigados pelos EUA no comércio

Brasil

O USTR alega que o Brasil adota práticas comerciais “desleais”, com foco no sistema de pagamentos Pix e no comércio de produtos falsificados na Rua 25 de Março, em São Paulo. A investigação pode resultar em tarifas ou outras restrições comerciais, afetando setores como tecnologia e comércio varejista.

China

A investigação contra a China, iniciada em dezembro de 2024, analisa políticas e práticas relacionadas à busca por dominância na indústria de semicondutores. O foco está em componentes críticos para setores como aeroespacial, automotivo, comunicações, defesa, energia e saúde. Esta é a terceira investigação desde 2018 sobre práticas chinesas nesse setor.

Nicarágua

A investigação contra a Nicarágua avalia questões relacionadas a direitos trabalhistas, direitos humanos e o Estado de Direito. O USTR examina se as práticas nicaraguenses criam um ambiente de negócios “irracional, discriminatório ou oneroso”, prejudicando empresas e trabalhadores dos EUA. Apesar de um acordo de livre comércio existente, os EUA compraram US$ 4,6 bilhões da Nicarágua em 2024, sendo US$ 2 bilhões em vestuário.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/blogs/fernando-nakagawa/economia/macroeconomia/brasil-china-e-nicaragua-os-paises-investigados-pelos-eua-no-comercio/?utm_source=chatgpt.com

Trump intensifica guerra comercial com ameaça de tarifas de 30% sobre UE e México

  • Trump ameaça impor tarifa de 30% ao México e à UE, com efeito a partir de 1º de agosto
  • Tarifas atingiriam dois dos maiores parceiros comerciais dos EUA
  • Trump retorna a uma postura comercial mais agressiva com as últimas ameaças tarifárias
WASHINGTON/CIDADE DO MÉXICO, 12 de julho (Reuters) – O presidente Donald Trump ameaçou no sábado impor uma tarifa de 30% sobre as importações do México e da União Europeia a partir de 1º de agosto, depois de semanas de negociações com os principais parceiros comerciais dos EUA não terem conseguido chegar a um acordo comercial abrangente.
Em uma escalada de uma guerra comercial que irritou aliados dos EUA e abalou investidores, Trump anunciou as últimas tarifas em cartas separadas à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e à presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, que foram publicadas em seu site de mídia social Truth no sábado.
Fonte: Reuters

LOGÍSTICA

Porto de São Francisco do Sul bate recorde e mantém ritmo de crescimento em 2025

A logística portuária catarinense segue aquecida. O Porto de São Francisco do Sul, no Norte de Santa Catarina, encerrou o primeiro semestre de 2025 com 8,8 milhões de toneladas movimentadas, superando o mesmo período de 2024, quando foram movimentadas 8,7 milhões de toneladas. O terminal segue consolidando sua posição como o maior porto em movimentação de cargas do estado.

Exportações impulsionadas por grãos

As exportações responderam por 54% do total movimentado, alcançando 4,7 milhões de toneladas. Os grãos lideram esse volume, com destaque para:

  • Soja: 3,4 milhões de toneladas

  • Milho: 1 milhão de toneladas

Importações lideradas por siderúrgicos e fertilizantes

As importações representaram 46% (4,1 milhões de toneladas), com destaque para:

  • Produtos siderúrgicos (China): 2,3 milhões de toneladas

  • Fertilizantes (Oriente Médio – Egito, Omã, Irã): 1,5 milhão de toneladas

Investimentos e obras estruturantes

Segundo o presidente do Porto, Cleverton Vieira, os resultados são reflexo da gestão técnica e dos investimentos em infraestrutura. Nos últimos dois anos, o terminal atingiu recordes históricos:

  • 2023: 16,8 milhões de toneladas

  • 2024: 17 milhões de toneladas

Entre os principais investimentos realizados estão:

  • Novo acesso ao Porto

  • R$ 200 milhões em infraestrutura

  • Novo parque tecnológico

  • Reformas em equipamentos portuários

E os investimentos futuros incluem:

  • R$ 324 milhões para dragagem do canal da Baía da Babitonga

  • R$ 18 milhões para recuperação do Berço 201

  • R$ 12,5 milhões na quarta faixa da BR-280 (acesso ao Porto)

Destaques do Porto de São Francisco em 2025

  • Maior porto de SC em movimentação de carga

  • Entre os 10 maiores portos públicos do Brasil

  • Dois recordes consecutivos de movimentação (2023 e 2024)

  • Entre os 5 portos públicos do país com ISO 9001 e 14001

  • Reconhecido com 3 prêmios do Ministério dos Portos

  • Responsável por 50% do aço importado pelo Brasil

  • Exporta 80% da soja de SC

 Fonte: Governo de Santa Catarina / SPAF – Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias

Estados Unidos: Logística aquecida e efeito antecipação

Porto de Los Angeles bate recorde

Em junho, o Porto de Los Angeles movimentou 892 mil TEUs – um aumento de 8% em relação ao mesmo mês de 2024. O crescimento foi impulsionado por empresas antecipando importações antes da implementação das novas tarifas previstas para 1º de agosto.


🔗 Leia mais – Reuters

Long Beach tem retração de 16%

Na contramão, o Porto de Long Beach registrou uma queda de 16,4% na movimentação de contêineres, totalizando 704 mil TEUs em junho. Autoridades portuárias esperam uma recuperação momentânea antes da queda prevista no segundo semestre.
🔗 Leia mais – Reuters

Projeções do setor

De acordo com o Global Port Tracker, a previsão é de 2,36 milhões de TEUs nos portos norte-americanos em julho. No entanto, analistas preveem queda nas importações a partir de agosto, devido ao impacto tarifário.
🔗 Leia mais – Supply Chain Dive

Efeito “tariff whipsaw” e reorganização das cadeias globais

O termo “whipsaw”, ou efeito chicote tarifário, descreve o movimento de importadores arrematando estoques antes das tarifas, levando a uma explosão temporária de volumes

  • Empresas estão realocando parte da produção para o sudeste asiático (ex.: Vietnã), buscando insumos fora da China .

  • A longo prazo, a aposta recai sobre operadores logísticos, infraestrutura portuária e hubs no sudeste asiático AInvest.

 

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