Desde o início desse mês a BS Transporte Logística é responsável pelo transporte rodoviário de todo o equipamento para a construção de uma usina de energia fotovoltaica, em uma região remota do estado do ACRE. As placas fotovoltaicas e geradores saem de Uberlândia (MG) e viajam mais de 3.600 km até a cidade de Marechal Thaumaturgo (AC), de onde são levados de balsa até a Vila Restauração, quase na divisa com o Peru.
Segundo Andrévan Alves Pereira diretor comercial da BS Transporte Logística, para essa grande operação foi necessário lançar mão de uma “carga projeto”; ou seja, um grande projeto especial e único para transportar es equipamentos com segurança, agilidade e eficiência. “Dizemos carga projeto para o transporte de uma carga com medidas, dimensões e pesos fora do padrão, que não podem ser transportadas em contêineres. É um tipo de logística que não se encontra na “prateleira” porque nenhum projeto é igual, cada um tem suas peculiaridades. Para chegar a logística ideal nós estudamos a melhor rota e o veículo adequado para a característica da carga”, explica.
O transporte dos equipamentos já começou e deve ser finalizado até o mês de abril. No total são 13 carregamentos com cerca de 20 toneladas cada. Segundo informações da assessoria de imprensa do governo do Estado do Acre, “a obra será executada em etapas, e na primeira fase vai instalar 600 placas com capacidade de gerar 45 kWh, suficientes para ofertar energia elétrica 24 horas por dia.”
TRANSPORTAMOS MAIS DO QUE CARGAS, REALIZAMOS SONHOS!
A Vila Restauração está localizada na primeira reserva extrativista do Brasil – Reserva Extrativista do Alto Juruá, a 70 km do centro urbano de Marechal Thaumaturgo. O acesso é possível apenas por rio, numa viagem que pode durar até oito horas, em embarcações pequenas. Segundo informações da prefeitura de Marechal, hoje vivem na Vila Restauração cerca de 800 pessoas, em aproximadamente 170 residências e comércios. A vida por lá é simples, tranquila e por vezes difícil, devido a falta de energia elétrica. A comunidade recebe energia apenas 4 horas por dia, graças a um gerador movido a óleo diesel.
Com a instalação e funcionamento da usina fotovoltaica, as famílias vão ter energia 24 horas por dia. Dessa forma, os moradores da comunidade terão melhor qualidade de vida, poderão armazenar alimentos e medicamentos, investir em novas atividade produtivas. Além disso, terão um acesso mais amplo à informação e ao lazer.
Todo o projeto está sendo desenvolvido e executado em parceria entre o governo do Acre, a empresa Alsol e o Grupo Energisa. A usina de energia fotovoltaica deve estar em funcionamento nos próximos meses.