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Portal Único do Comércio Exterior (Pucomex) amplia funcionalidades e fortalece integração
O Portal Único de Comércio Exterior (Pucomex) teve sua nova versão lançada em 24 de agosto de 2025, apresentada na palestra do evento “O Novo Processo de Importação: o que falta você saber para atuar em conformidade no NPI?”, realizado em 27 de agosto, no WTC em São Paulo .
Desenvolvido pelo Serpro, em parceria com a Receita Federal e a Secex, o Pucomex é a principal plataforma governamental para modernizar os processos de importação e exportação.
As principais novidades incluem:
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Suporte ao modal terrestre, ampliando o alcance da plataforma.
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Melhorias no extrato da Declaração Única de Importação (DUIMP), tornando o acompanhamento mais eficiente.
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Intensificação da integração com operadores privados, órgãos públicos e Secretarias Estaduais de Fazenda.
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Segundo Fernando Lustosa, especialista do Serpro, o sistema agora reúne 189 novas funcionalidades distribuídas em 17 sistemas, com mais de 7 mil pontos de função entregues, marcando um avanço decisivo rumo à substituição total do Siscomex Importação-DI pelo Novo Processo de Importação (NPI), com migração prevista até final de 2026.
A versão atual é a 67ª release, integrando 27 sistemas e disponibilizando 220 APIs para conexão entre todos os intervenientes do setor de comércio exterior. Ivone dos Santos destacou a adoção da metodologia ágil, que permitiu maior flexibilidade e alinhamento às necessidades dos usuários públicos e privados
Fonte: Comex do Brasil.
Governo federal prorroga regime de drawback por mais um ano
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou à CNN que a portaria regulamentando a prorrogação do regime de drawback será publicada nesta terça-feira, 02/09/2025.
Essa medida concede mais um ano às empresas exportadoras para utilizarem insumos beneficiados pelo regime, oferecendo alívio diante do “tarifaço” de 50% imposto pelos Estados Unidos.
O drawback é o regime aduaneiro que permite suspensão ou isenção de tributos para insumos usados na fabricação de produtos exportados.
A prorrogação visa evitar que exportadores sofram consequências fiscais negativas, como aplicação de impostos ou multas, caso não cumpram obrigações dentro do prazo anterior.
Empresas precisarão comprovar a efetiva exportação, mas não apenas para os Estados Unidos — poderão destinar seus produtos a outros mercados também.
A medida focará nos setores mais afetados pelo tarifaço. Dados indicam que os EUA consomem cerca de 12% das exportações brasileiras, dos quais 4% foram diretamente impactados pelas novas tarifas
Fonte: CNN Brasil+
Setor calçadista brasileiro atinge 100 empresas certificadas em ESG
O programa Origem Sustentável, única certificação mundial voltada para práticas ESG na cadeia produtiva do calçado, alcançou a marca de 100 empresas participantes — sendo 80 certificadas e 20 em preparação. Essas empresas representam aproximadamente 50% da produção nacional de calçados, o que equivale a mais de 870 milhões de pares ao ano.
De acordo com o relatório da Abicalçados (2024):
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88% das empresas já fazem destinação correta de resíduos sólidos industriais;
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67% utilizam energia 100% renovável;
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68% monitoram fornecedores quanto à conformidade legal, ambiental e social;
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74% têm controle de substâncias restritas;
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59% oferecem pelo menos uma linha de produtos sustentáveis.
O selo foi desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a Assintecal, abrangendo cinco dimensões (econômica, ambiental, social, cultural e de gestão da sustentabilidade). A certificação é concedida em quatro níveis: Diamante, Ouro, Prata e Bronze, com auditorias independentes realizadas por entidades como SENAI, SGS, ABNT, Intertek e Bureau Veritas.
Para a Abicalçados, a adesão crescente reforça a maturidade do setor frente às demandas do consumidor global por produtos sustentáveis e socialmente responsáveis.
Fonte: Comex do Brasil
LOGÍSTICA
Brasil e China inauguram nova rota marítima comercial
Ligando o Porto de Santana, no Amapá, aos terminais da Grande Baía (Guangdong–Hong Kong–Macau), em especial ao porto de Gaolan, em Zhuhai
Oportunidades logísticas
A rota entrou em operação no último sábado (30 de agosto de 2025), com a chegada do primeiro navio diretamente de Zhuhai ao Amapá.
A conexão proporciona redução significativa de custos e tempo de transporte:
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Para produtos do Centro-Oeste via Santana, o frete para a Europa cai em US$ 14 por tonelada; para a China, a economia é de US$ 7,80 por tonelada.
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E ainda: a rota reduz o tempo de viagem em aproximadamente 14 dias comparado às rotas tradicionais
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Impactos estratégicos
Considerada uma importante alternativa para exportação de produtos de bioeconomia da Amazônia e Centro-Oeste, essa via fortalece a logística nacional e o potencial produtivo dessas regiões
Segundo o ministro Waldez Góes, a iniciativa vai agregar valor aos produtores, melhorar a organização logística nacional e ampliar o escoamento brasileiro para o mercado asiático
Fonte: Jornal do ComércioO Cafezinho.
Rota direta Pecém-Ásia cresce 48% em apenas sete meses
Em apenas sete meses de operação, o serviço semanal MSC – Far East-Centram-ECSA Service (Santana), operado pela APM Terminals Pecém em parceria com a MSC, registrou um crescimento de 48% na movimentação de cargas na rota direta para a Ásia.
O volume total movimentado nos primeiros sete meses foi de 32.371 TEUs, com a média de TEUs por viagem passando de 1.261 em janeiro para 1.384 em julho.
A nova rota conecta o Porto do Pecém a portos asiáticos como Mundra (Índia), Singapura, Yantian (Shenzhen), Ningbo, Xangai (Shanghai), Qingdao e Busan, com foco em mercados como China, Índia, Bangladesh e Egito.
Em julho, foram embarcados os primeiros contêineres de exportação de carne bovina da Minerva Foods com destino ao Porto de Xangai, marcando a abertura de um novo segmento de exportação com alto potencial.
A integração de Pecém na rota direta para a Ásia oferece uma alternativa mais competitiva e estratégica em relação aos portos do Sudeste e Sul, reduzindo custos e otimizando o tempo de transporte para produtos como proteína animal e algodão.
Fonte: Tecnologistica
Azul Cargo quase dobra volume em Florianópolis e cresce 9% em Navegantes
A Azul Cargo registrou um crescimento significativo no Sul do Brasil. Em Florianópolis, o volume de carga transportada no primeiro semestre de 2025 aumentou 93%, passando de 341 toneladas para 658 toneladas em comparação ao mesmo período de 2024.
Em Navegantes, o volume de carga também apresentou crescimento de 9%, totalizando 990 toneladas no primeiro semestre de 2025.
A empresa consolidou Navegantes como o principal hub logístico na região Sul, expandindo suas rotas e aumentando a eficiência operacional.
Entre os principais produtos transportados estão eletrodomésticos, produtos têxteis e itens para o lar. Além disso, foram transportadas cerca de 286 toneladas por via terrestre, com mais de 97% desse volume composto por calçados, um dos principais produtos da cadeia industrial da região.
A diretora da Azul Cargo, Izabel Reis, destacou que a região Sul é estratégica para a empresa, com forte atividade industrial e comercial, exigindo soluções logísticas ágeis, confiáveis e personalizadas.
- “Nosso crescimento em cidades como Navegantes e Florianópolis mostra que estamos no caminho certo ao oferecer uma malha diversificada, multimodal e centrada nas necessidades dos nossos Clientes. Temos expertise e estamos preparados para atender parceiros e projetos de todos os portes, além de serviços que focam em clientes que precisam exclusivamente do e-commerce”, afirmou.
- 📌 Fonte: MundoLogística
🌊 Porto de Itajaí terá canal preparado para receber navios de até 400 metros.
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O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) enviou ao Tribunal de Contas da União (TCU) o processo de concessão do canal de acesso ao Porto de Itajaí. O leilão está previsto para ocorrer no primeiro trimestre de 2026 .
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A iniciativa inclui obras para permitir a atracação de navios com até 400 metros de comprimento, entre os maiores do mundo. Além disso, está prevista a dragagem do canal para um calado de 16 metros a partir do quarto ano de concessão.
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Segundo o superintendente João Paulo Tavares Bastos, a nova infraestrutura elevará significativamente a competitividade logística do porto, consolidando Itajaí como referência nacional em eficiência, atração de investimentos e geração de empregos.
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O ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, destacou que a concessão reduzirá a burocracia na dragagem, aumentará a previsibilidade para os operadores e diminuirá os custos logísticos, tornando os produtos brasileiros mais competitivos internacionalmente
Fonte: Porto de Itajaí.