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O presidente Lula anuncia que o acordo UE-Mercosul será assinado em 20 de dezembro no Brasil.
O pacto, em negociação há 25 anos, criaria a maior zona de livre comércio do mundo.
O presidente do Brasil anunciou no domingo que o acordo entre a União Europeia e o Mercosul será assinado em 20 de dezembro em seu país. Brasília e Foz do Iguaçu estão sendo consideradas como possíveis sedes. Luiz Inácio Lula da Silva especificou a data e mencionou as duas cidades durante uma coletiva de imprensa em Joanesburgo, África do Sul, após participar da cúpula do G20 ao lado da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e de seu homólogo francês, Emmanuel Macron, entre outros aliados. “Possivelmente será o maior acordo comercial do mundo”, declarou o presidente brasileiro sobre o pacto que vem sendo negociado há quase 25 anos.
Lula resumiu a dimensão daquela que será a maior zona de livre comércio do mundo em dois números: trata-se de um acordo que envolve quase 722 milhões de pessoas entre a UE e os quatro países do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai), representando um PIB combinado de 22 trilhões de dólares. Ambas as partes assinaram o capítulo político do acordo há um ano.
A guerra tarifária iniciada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, aumentou significativamente a urgência para que ambos os blocos encontrem parceiros alternativos e finalizem um acordo comercial que já vem sendo negociado há tempos. O presidente Lula está empenhado em finalizá-lo antes do final do ano, quando se encerram seu mandato rotativo na presidência sul-americana e a presidência dinamarquesa na União Europeia. O presidente brasileiro confirmou sua intenção de concorrer a um quarto mandato no próximo ano.
A França, que liderou a oposição ao pacto, exige uma cláusula de salvaguarda como condição para seu apoio. Em uma reunião realizada paralelamente à cúpula do G-20, o ministro das Relações Exteriores francês, Jean-Noël Barrot, lembrou seu homólogo argentino, Pablo Quirno, das condições estabelecidas pelo presidente Macron como pré-requisito para o apoio francês ao acordo e, em particular, da necessidade de finalizar uma cláusula de salvaguarda robusta com os parceiros do Mercosul, segundo um comunicado do Ministério das Relações Exteriores francês citado pela EFE.
Essa cláusula é um mecanismo legal que permite a uma das partes restringir temporariamente as importações de um produto específico caso estas causem prejuízos particulares a um setor específico. A França está particularmente preocupada com o impacto das exportações de carne bovina do Brasil e da Argentina sobre seus pecuaristas.
Lula admitiu à imprensa que, uma vez assinado o texto em dezembro, “haverá muito trabalho a fazer antes de podermos começar a usufruir dos benefícios deste acordo, mas vamos assiná-lo”.
Fonte: https://elpais.com/america/2025-11-24/el-presidente-lula-anuncia-que-el-acuerdo-ue-mercosur-se-firmara-el-20-de-diciembre-en-brasil.html?utm_source=chatgpt.com
DAF alcança a marca de 50 mil caminhões produzidos no Brasil.
Veículo comemorativo saiu da linha de produção no Paraná e foi destinado à TransJordano; modelo escolhido para a ocasião foi o DAF XF.
A DAF Caminhões alcançou a marca de 50 mil veículos produzidos no Brasil e entregou a unidade comemorativa à TransJordano Transportes. De acordo com a empresa, o caminhão foi produzido na fábrica da DAF em Ponta Grossa (PR) e representa o amadurecimento industrial e comercial da empresa no país.
“Chegar a esse número é algo que reflete o quanto o transportador brasileiro confia na qualidade dos nossos produtos. Este momento representa a força de uma aliança construída com dedicação, confiança e espírito colaborativo”, afirmou o diretor Comercial da DAF Caminhões, Luis Gambim.
Em comunicado, a empresa destacou que o modelo escolhido para a ocasião foi o DAF XF, que é equipado com motor PACCAR MX-13, transmissão automatizada TraXon de 12 velocidades e tecnologia voltada para maximizar torque e reduzir consumo de combustível em operações severas.
O modelo tem configuração 6×4 e um motor com 530 cv de potência e cabine “Space Cab” na cor Ice White conta com um interior projetado para jornadas prolongadas e acabamento premium. Para Gambim, é muito gratificante contar com a TransJordano nesse momento tão significativo para a DAF.
“Conheço a TransJordano há mais de 20 anos, e nossa relação se consolidou por meio de um trabalho sério e de muita parceria. Ao longo dessa trajetória, acompanhei o crescimento da empresa, que se tornou símbolo de profissionalismo e inovação”, destacou.
Atualmente a TransJordano possui uma das maiores frotas dedicadas ao transporte de combustíveis no Brasil e é cliente DAF desde 2022. Com operações distribuídas em todo o território nacional e sede no polo petroquímico de Paulínia (SP), a companhia movimenta anualmente mais de 1 milhão de metros cúbicos de produtos, realiza cerca de 35 mil carregamentos e percorre mais de 20 milhões de quilômetros.
“Quando conhecemos os caminhões DAF, tivemos certeza de que a nossa parceria seria duradoura, baseada na confiança, no respeito e na visão de futuro. Receber o caminhão de número 50 mil da marca é a confirmação disso”, destacou o diretor da empresa, João Guimarães Bessa.
Fonte: https://mundologistica.com.br/noticias/daf-50-mil-caminhoes-brasil
Entidades do setor portuário e de hidrovias lançam ‘Carta ao Mundo’, em defesa da navegação interior.
ADECOM, ABANI, AMPORT, ATP e FENOP destacam que comboio fluvial transporta o equivalente a centenas de caminhões, com emissões drasticamente reduzidas e ganhos logísticos para o agronegócio, a indústria e o Brasil.
Cinco entidades que representam o setor de portos e hidrovias no Brasil lançaram um manifesto, na COP30, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, em defesa da navegação interior como um “transporte mais limpo, eficiente e inclusivo”. Divulgado na noite desta segunda-feira (17/11), o documento, intitulado “Carta ao Mundo – COP30: A força sustentável das Águas Interiores”, destaca que o país, com uma das maiores redes hidrográficas do planeta, é cortado por “verdadeiras estradas naturais” (Amazonas, Tocantins, Madeira, Tapajós, São Francisco, Paraná, Paraguai, entre outras) que unem regiões, impulsionam economias e respeitam o meio ambiente.
A “Carta” foi elaborada em conjunto pela ADECOM (Agência de Desenvolvimento Sustentável das Hidrovias e dos Corredores de Exportação), ABANI (Associação Brasileira para o Desenvolvimento da Navegação Interior), AMPORT (Associação dos Terminais Portuários e Estações de Transbordo de Cargas da Bacia Amazônica), ATP (Associação de Terminais Portuários Privados) e FENOP (Federação Nacional das Operações Portuárias). A navegação interior, diz o documento, é mais do que um modal logístico: é um ativo estratégico para o desenvolvimento sustentável.
As entidades ressaltam que um comboio fluvial transporta o equivalente a centenas de caminhões, com consumo energético muito menor e emissões drasticamente reduzidas. Isso se traduz “em ganhos logísticos, competitividade para o agronegócio e a indústria, e uma contribuição decisiva para a descarbonização do setor de transportes”.
“Os setores portuário e de navegação interior também estão investindo em tecnologias de ponta e novos projetos de descarbonização das operações, incluindo o uso de energia renovável nos terminais, combustíveis verdes, embarcações mais sustentáveis e a realização de dragagens essenciais para garantir eficiência, segurança e menor impacto ambiental na navegação. Assim, reafirmamos nosso compromisso com a redução das emissões, a transição energética e um futuro para as novas gerações, baseado no desenvolvimento sustentável do país e alinhado às exigências globais”, diz Murillo Barbosa, presidente da ATP.
A “Carta ao Mundo – COP30”., além do presidente da ATP, é assinada pelos presidentes das outras quatro entidades: Adalberto Tokarski (ADECOM), José Rebelo III (ABANI), Flávio Acatauassú (AMPORT) e Sérgio Aquino (FENOP).
Fonte: https://www.guiamaritimo.com.br/noticias/sustentabilidade/entidades-do-setor-portuario-e-de-hidrovias-lancam-carta-ao-mundo-em-defesa-da-navegacao-interior
EUA aliviam tarifas, mas deixam Santa Catarina de fora e indústria acende alerta vermelho.
Navio pega fogo no Porto de Los Angeles, o mais movimentado da América do Norte.
A embarcação de 336 metros de comprimento é operada pela One Ocean Express, uma empresa de transporte marítimo com sede em Cingapura.
Um incêndio começou a bordo de um navio porta-contêineres em Los Angeles na noite da sexta-feira, 21. Autoridades locais emitiram uma ordem de abrigo para as comunidades vizinhas devido a preocupações com materiais perigosos dentro da carga do navio. De acordo com o Departamento de Bombeiros de Los Angeles, o fogo foi causado por problemas elétricos.
Entre os 23 tripulantes do navio, não houve feridos devido ao incêndio elétrico. As autoridades disseram ter identificado materiais perigosos a bordo da embarcação, o One Henry Hudson. A Guarda Costeira dos EUA informou que uma zona de segurança de uma milha náutica foi estabelecida ao redor da embarcação.
O incêndio parece ter começado abaixo do convés, antes de se espalhar para vários níveis do navio, levando a uma explosão no meio do convés, de acordo com o departamento de bombeiros. Mais de 100 bombeiros foram chamados para combater o incêndio no Porto de Los Angeles, o porto mais movimentado da América do Norte.
A embarcação de 336 metros de comprimento é operada pela One Ocean Express, uma empresa de transporte marítimo com sede em Cingapura. Antes de Los Angeles, o navio esteve recentemente no Japão, parando em Kobe, Nagoya e Tóquio.
Fonte: https://www.infomoney.com.br/mundo/navio-pega-fogo-no-porto-de-los-angeles-o-mais-movimentado-da-america-do-norte/
Obras do maior shopping náutico do Brasil avançam e devem gerar mil empregos após a entrega.
Com investimento de R$ 100 milhões e 38 mil m² de área construída, o Boulevard Marina, shopping em construção na cidade de Itajaí, acaba de concluir 100% do estaqueamento e inicia a concretagem dos blocos com 25 profissionais atuando nesta fase. O empreendimento abrigará 78 operações, entre elas o supermercado premium SuperKoch, uma academia de 1 mil m² com vista para o mar, 15 restaurantes e espaço para eventos. A entrega está prevista para o verão de 2026/2027.
Com PIB que ultrapassa R$ 47 bilhões, Itajaí mantém um ritmo acelerado de crescimento econômico e geração de empregos. Somente neste ano, mais de 70 mil pessoas foram contratadas na cidade, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Com a chegada de novos investimentos, como o Boulevard Marina Itajaí, maior shopping náutico do Brasil, que deve gerar até mil vagas diretas e indiretas após a inauguração, o município deve ampliar ainda mais as oportunidades de trabalho e fortalecer sua economia. A obra acaba de concluir 100% do estaqueamento e entra na fase de concretagem dos blocos. Cerca de 25 trabalhadores estão atuando neste estágio.
O empreendimento, com investimento inicial de R$ 100 milhões e 38 mil m² de área construída, reunirá 78 operações comerciais. Entre os destaques estão o supermercado premium SuperKoch, academia de 1 mil m² com vista para o mar, 15 operações gastronômicas, incluindo restaurantes panorâmicos, coworking, salas empresariais e espaço para eventos. A previsão de entrega é para o verão de 2026/2027.
“O Boulevard Marina Itajaí vai ter um impacto direto na economia da cidade e fortalecer o comércio, turismo e a valorização imobiliária da região da Beira Rio, que já desponta como uma das áreas mais promissoras de Itajaí. Além de atrair novos negócios e gerar empregos, o empreendimento oferecerá estrutura e entretenimento para os milhares de cruzeiristas que desembarcam na cidade a cada temporada, além de movimentar os restaurantes, lojas e serviços locais. Concluímos 100% do estaqueamento e iniciamos a concretagem dos blocos, etapa que marca um importante avanço nas obras e na consolidação desse novo polo de desenvolvimento”, afirma Carlos Gayoso de Oliveira, diretor da Marina Itajaí e idealizador do projeto.
Para Anderson Becker, CEO da ABecker, empresa responsável pela construção do empreendimento, Itajaí se consolidou como um dos polos mais promissores do país. “A cidade vive um ciclo de expansão devido a investimentos públicos e privados em diferentes setores. A cada mês, novas famílias chegam em busca de trabalho e qualidade de vida, o que reflete a força do mercado local. Projetos como o Boulevard Marina Itajaí ampliam esse potencial, fortalecem a cadeia produtiva e estimulam o desenvolvimento urbano e econômico de toda a região”, destaca o executivo.
A segunda etapa do projeto ainda prevê a construção de um hotel cinco estrelas com design inspirado em velas náuticas que ficará ao lado do shopping.
As salas comerciais do Boulevard Marina Itajaí já estão disponíveis para locação. Empresas interessadas em garantir um espaço no empreendimento podem entrar em contato pelo telefone (47) 99267-9773.
Sobre a Marina Itajaí
Com início das operações em 2016, a Marina Itajaí está localizada no centro de Itajaí, SC, ao lado do Centreventos. Modernos equipamentos como ForkLift para até 12 toneladas e TravelLift para até 75 toneladas, são um diferencial na sua configuração, além do posto de combustível com bandeira BR, sendo a única marina no sul do país com Diesel Verana. Possui espaço gastronômico com dois restaurantes internacionais, o Zephyr Seafood & Nikkei e o Zebuino Parrilla e Fogo, com amplo estacionamento, ponto de carregamento de carros elétricos e heliponto. Foi a primeira marina do Brasil com certificação internacional ISO 14.001/2015 e Bandeira Azul.
Fonte: https://jornaldosbairros.tv/noticia/88580/obras-do-maior-shopping-nautico-do-brasil-avancam-e-devem-gerar-mil-empregos-apos-a-entrega