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Notícias

NA ROTA DO COMEX – Destaques do Comércio Exterior e Logística – 15/10/2025

FECHAMENTO DO MERCADO 14/10/2025 💵 DÓLAR COMERCIAL: R$ 5,46 | − 0,75 %💶 EURO: R$ 6,31 | − 1,14 %📊 IBOVESPA: 141.783 pts | + 0,78 %₿ BITCOIN: US$ 115.873 | + 0,66 %🏛️ S&P 500: 6.654,72 pts | + 1,56 %💻 NASDAQ: 22.694,61 pts | + 2,21 %   ANATC alerta: fiscalização reforçada do piso mínimo de frete pode gerar efeitos adversos ao transporte rodoviário de carga A recente decisão da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) de ampliar os mecanismos de fiscalização do piso mínimo de frete reacendeu o debate entre transportadoras e entidades do setor. “A interferência estatal no livre mercado vai provocar um desequilíbrio. Quando preços irreais de frete é imposto, por mais que pareça positivo, pode levar contratantes a comprar caminhões ou escolher determinadas empresas para executar os serviços. Como o valor do frete é por eixo, veículos com menos eixos serão preteridos, encarecendo o preço por tonelada da carga”, ressalta Carley Welter, diretor de Relações Institucionais da ANATC. A medida prevê novas validações no MDF-e (Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais) e tem como objetivo aumentar a transparência nas operações e coibir práticas consideradas predatórias. No entanto, a ANATC (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística) demonstra preocupação. A entidade alerta para possíveis impactos negativos sobre a sustentabilidade e a competitividade do transporte rodoviário de cargas, responsável por por 80% das movimentações do agronegócio e 60% das movimentações do país. Divulgada em julho do ano passado, a iniciativa da ANTT altera o layout do MDF-e por meio da Nota Técnica 2025.001. O documento estabelece novas exigências para as transportadoras, como o preenchimento obrigatório do valor do frete e dos dados bancários do transportador. Também passa... ler mais

NA ROTA DO COMEX – Destaques do Comércio Exterior e Logística – 14/10/2025

FECHAMENTO DO MERCADO 13/10/2025 💵 DÓLAR COMERCIAL: R$ 5,46 | −0,75 % 💶 EURO: R$ 6,31 | −1,14 % 📊 IBOVESPA: 141.783 pts | +0,78 % ₿ BITCOIN: US$ 115.873 | +0,66 % 🏛️ S&P 500: 6.654,72 pts | +1,56 % 💻 NASDAQ: 22.694,61 pts | +2,21 %   Exportadores têxteis indianos recorrem à Europa e oferecem descontos para compensar tarifas dos EUA Exportadores têxteis indianos estão buscando novos compradores na Europa e oferecendo descontos aos clientes atuais dos EUA para amortecer o impacto das altas tarifas americanas de até 50%, disseram executivos do setor. O presidente Donald Trump dobrou as tarifas sobre as importações indianas em agosto, colocando-as entre as mais altas para qualquer parceiro comercial e afetando bens e produtos que vão de roupas e joias a camarão. Um exportador de vestuário de Mumbai, que pediu anonimato antes de assinar contratos de exportação, disse que sua empresa estava priorizando a diversificação nos mercados da União Europeia e que um acordo comercial antecipado com o bloco ajudaria a aumentar as remessas da Índia. As negociações comerciais entre a Índia e a UE entraram em uma fase decisiva , enquanto suas equipes trabalham intensamente para cumprir a meta de assinar um pacto de livre comércio até o final do ano. A UE é o maior parceiro comercial de bens da Índia, com um comércio bilateral de US$ 137,5 bilhões no ano fiscal encerrado em março de 2024, um aumento de quase 90% na última década. Exportadores indianos estão intensificando esforços para atender aos padrões mais rigorosos da UE sobre produtos químicos, rotulagem de produtos e fornecimento ético, disseram exportadores têxteis. Os exportadores estão... ler mais

Reforma Tributária: Como a Simplificação do ICMS e o Crédito Mais Rápido Vão Transformar a Logística no Brasil

A Reforma Tributária aprovada em 2023 está prestes a mudar profundamente a forma como as empresas brasileiras lidam com tributos. Para o setor de transporte e logística, que já convive com desafios fiscais e burocráticos, as transformações podem representar tanto oportunidades quanto novos ajustes operacionais. O Cenário da Reforma: Adeus à Guerra Fiscal e Tributação no Destino Na prática, os principais tributos sobre consumo (PIS, Cofins, ICMS e ISS) serão substituídos por dois novos: o IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) e a CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços). Isso significa que o atual emaranhado de regras estaduais e municipais, especialmente o ICMS que varia conforme cada estado, dará lugar a um modelo mais simples e padronizado. Para a logística, o impacto é direto. Hoje, cada transporte interestadual precisa se adequar às normas de diferentes estados. Com o IBS, essas barreiras tendem a desaparecer, pois a tributação muda da origem para o destino (o local onde a mercadoria é consumida). Isso elimina a complexidade de gerir múltiplas alíquotas interestaduais, criando mais previsibilidade e simplificando drasticamente a emissão de documentos fiscais de transporte (CT-e). Crédito Pleno: Mais Cash Flow para Investir Outro ponto importante é a forma como os créditos tributários vão funcionar. Atualmente, muitas empresas têm dificuldade em recuperar valores pagos ao longo da cadeia de transporte. No novo modelo, o crédito será mais amplo e transparente, baseado no princípio da Não-Cumulatividade Plena. Isso significa que a maior parte dos insumos e custos operacionais da transportadora, de combustível e peças a manutenção da frota, gerarão crédito de forma mais fácil e imediata. Essa recuperação de crédito mais fluida não... ler mais

NA ROTA DO COMEX – Destaques do Comércio Exterior e Logística – 13/10/2025

FECHAMENTO DO MERCADO 10/10/2025 💵 DÓLAR COMERCIAL: R$ 5,37 | +0,75% 💶 EURO: R$ 6,49 | -0,18% 📊 IBOVESPA: 141.708 pts | -0,31% ₿ BITCOIN: US$ 118.754 | +0,68% 🏛️ S&P 500: 6.363 pts | -0,07% 💻 NASDAQ: 21.057 pts | +0,18%   Brasil bate novo recorde de exportação de soja — mais de 102 milhões de toneladas até o final de outubro As exportações de soja do Brasil devem atingir 102,2 milhões de toneladas até o final de Outubro, superando os volumes anuais de 2024 e 2023, indicando que não há concorrência dos Estados Unidos no mercado de fornecimento para importadores chineses, disse a associação de exportadores de grãos Anec na quarta-feira, informou a Reuters. O recorde anterior de exportação de soja do Brasil — o maior produtor e fornecedor mundial — foi estabelecido em 2023, com 101,3 milhões de toneladas, de acordo com a Anec. Além de uma colheita recorde de soja de mais de 170 milhões de toneladas em 2025, os agricultores brasileiros estão se beneficiando da forte demanda da China, que está envolvida em uma guerra comercial com os Estados Unidos. “A China continua sendo o principal destino e impulsionador das exportações brasileiras de soja”, disse a Anec. Segundo a associação, em setembro, a China importou 6,5 milhões de toneladas de soja do Brasil, o que representa 93% do total exportado — uma participação historicamente alta na estrutura de abastecimento do país. No geral, a China fornecerá 79,9% das exportações brasileiras de soja em 2025, enquanto em 2021-2024 esse número foi de 74%, e em 2024 — 76%. Em seu primeiro relatório mensal de outubro,... ler mais

NA ROTA DO COMEX – Destaques do Comércio Exterior e Logística – 10/10/2025

FECHAMENTO DO MERCADO 09/10/2025 💵 DÓLAR COMERCIAL: R$ 5,37 | +0,75% 💶 EURO: R$ 6,49 | -0,18% 📊 IBOVESPA: 141.708 pts | -0,31% ₿ BITCOIN: US$ 118.754 | +0,68% 🏛️ S&P 500: 6.363 pts | -0,07% 💻 NASDAQ: 21.057 pts | +0,18% Petrobras prevê investimentos de R$ 2,6 bi no setor naval e de fertilizantes na Bahia A Petrobras anunciou que planeja aplicar cerca de R$ 2,6 bilhões na Bahia ainda em 2025, com foco em dois eixos estratégicos: construção naval e fertilizantes nitrogenados. Setor naval A maior parte dos recursos será destinada à construção de seis navios de apoio junto ao Estaleiro Enseada, em Maragogipe (BA). A petroleira já havia contratado essas embarcações, mas optou em setembro por diversificar os estaleiros e incluir o Enseada em suas encomendas. Entre outubro e novembro, será lançado edital para mais quatro barcos de apoio, elevando para 48 unidades contratadas ou em processo de contratação até o fim do ano. Fertilizantes Petrobras pretende investir R$ 38 milhões em cada fábrica de fertilizantes nitrogenados nas unidades do Nordeste (uma na Bahia e outra em Sergipe). As fábricas que estavam arrendadas pela Unigel foram paralisadas em 2023 por inviabilidade resultante dos custos de gás natural. Agora, a retomada passou a ser viável graças à elevação da oferta de gás natural. A Petrobras firmou contrato de até cinco anos com a empresa Engeman para operação e manutenção, estimado em cerca de R$ 1 bilhão, para viabilizar a volta dessas unidades em 2026. Contexto e impactos O retorno da Petrobras ao setor naval nacional marca uma quebra de hiato de oito anos sem contratações significativas de embarcações no Brasil.... ler mais

NA ROTA DO COMEX – Destaques do Comércio Exterior e Logística – 09/10/2025

FECHAMENTO DO MERCADO 09/10/2025 💵 DÓLAR COMERCIAL: R$ 5,37 | +0,55% 💶 EURO: R$ 6,21 | -0,1% 📊 IBOVESPA: 141.818 pts | -0,23% ₿ BITCOIN: US$ 120.375 | -2,46% 🏛️ S&P 500: 6.717 pt Importação nº 100/2025 – Alteração de tratamento administrativo – Decex – Material usado e bens sujeitos a exame de similaridade Em complemento às Notícias Siscomex Importação nº 029/2025 e nº 031/2025, informamos que, a partir de 09/10/2025, estão vigentes alterações nos Tratamentos Administrativos sob responsabilidade do Departamento de Operações de Comércio Exterior (Decex) no Portal Único Siscomex, relativos à importação de material usado e de bens sujeitos a exame de similaridade. Essas alterações têm como objetivo principal dispensar a utilização do módulo Catálogo de Produtos do Portal Único Siscomex no registro de pedidos de licença de importação para essas operações e, assim, propiciar um melhor aproveitamento da “Relação dos resultados das apurações de produção nacional”, disponibilizada na página eletrônica do Siscomex (gov.br/siscomex/pt-br), a qual consolida os resultados das consultas públicas de apuração de produção nacional realizadas pelo Decex desde o ano de 2019. Desta forma, busca-se garantir maior segurança aos operadores de comércio exterior quanto aos resultados das consultas já realizadas, evitando retrabalho e eventuais custos decorrentes. Destaca-se que as mudanças promovidas também estão em conformidade com as alterações recentes na Portaria Secex nº 249, de 4 de julho de 2023, introduzidas pela Portaria Secex nº 415, de 17 de julho de 2025. Ressaltamos que os nomes e números dos Tratamentos Administrativos, bem como dos formulários no módulo de Licenças, Permissões, Certificados e Outros Documentos (LPCO) a eles vinculados, não foram alterados. Diante dessas modificações, comunicamos que todas... ler mais

NA ROTA DO COMEX – Destaques do Comércio Exterior e Logística – 08/10/2025

FECHAMENTO DO MERCADO 07/10/2025 💵 DÓLAR COMERCIAL: R$ 5,31 | -0,47% 💶 EURO: R$ 6,21 | -0,75% 📊 IBOVESPA: 143.608 pts | -0,41% ₿ BITCOIN: US$ 118.754 | +0,68% 🏛️ S&P 500: 6.363 pt Comércio Exterior: Portal Único inicia migração gradual para a DUIMP em 2025 Cronograma de Ligamento da DUIMP A partir de 06 de outubro de 2025, as importações de produtos sujeitos à anuência prévia da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que atendam a determinadas categorias regulatórias, podem ser registradas por meio da DUIMP. Além disso, as importações de produtos sujeitos à anuência prévia do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), que atendam a critérios específicos, também podem ser registradas via DUIMP Essas mudanças fazem parte do cronograma estabelecido pela Portaria COANA nº 165/2024, que define a transição para a DUIMP e o LPCO. A implementação será gradual, com a obrigatoriedade da DUIMP sendo ampliada conforme o progresso da migração. Para mais detalhes e acompanhar o cronograma completo, acesse a página oficial do Siscomex: Serviços e Informações do Brasil. Exportações de carne suína batem recorde histórico e seguem tendência de alta As exportações brasileiras de carne suína (in natura e processada) registraram desempenho histórico em setembro de 2025, consolidando o forte ritmo de crescimento observado ao longo do ano. Segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o volume embarcado no mês somou 151,6 mil toneladas, alta de 25,9% em relação ao mesmo período de 2024. A receita também atingiu um novo patamar, totalizando US$ 368,4 milhões, um crescimento de 29,9%. No acumulado de janeiro a setembro de 2025, o país já exportou 1,121 milhão... ler mais

NA ROTA DO COMEX – Destaques do Comércio Exterior e Logística – 07/10/2025

Balança Comercial Brasileira Registra Superávit de US$ 2,99 Bilhões em Setembro O Brasil registrou um superávit de US$ 2,99 bilhões na balança comercial em setembro de 2025, uma queda de 41,1% em relação ao mesmo mês de 2024, quando o superávit foi de US$ 5,08 bilhões. Esse foi o menor superávit para o mês de setembro nos últimos dez anos. Exportações e Importações Exportações: totalizaram US$ 30,53 bilhões, um aumento de 7,2% em relação a setembro de 2024. O volume de mercadorias exportadas cresceu 10,2%, enquanto os preços médios recuaram 2,5%. Importações: somaram US$ 27,54 bilhões, um aumento de 17,7% na mesma comparação. O volume de bens comprados subiu 6,2%, com o preço médio aumentando 1,6%.  Impacto da Importação de Plataforma de Petróleo A importação de uma plataforma de petróleo de US$ 2,4 bilhões de Singapura impactou significativamente o saldo da balança comercial, contribuindo para a redução do superávit. Acumulado de Janeiro a Setembro No acumulado de 2025, o superávit da balança comercial é de US$ 45,478 bilhões, uma queda de 22,5% em relação ao mesmo período de 2024. Fonte: Agência Brasil Trump anuncia tarifa de 25% para caminhões médios e pesados a partir de novembro Medida do presidente dos Estados Unidos visa proteger montadoras americanas e pode impactar cadeias globais de fornecimento e exportação O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou que uma tarifa de 25% sobre caminhões médios e pesados importados começará a valer a partir de 1º de novembro de 2025. A medida tem como objetivo proteger a indústria automotiva norte-americana e reforçar a segurança econômica e nacional do país. O que muda com a... ler mais

NA ROTA DO COMEX – Destaques do Comércio Exterior e Logística 06/10/2025

FECHAMENTO DO MERCADO (03/10/2025) 💵 Dólar Com ⬇ 0,07% R$ 5,3492 💶 Euro ⬆ 0,15% R$ 6,2826 📊 Ibovespa ⬆ 0,17% 144.200 pts 🪙 Bitcoin ⬆ 0,43% R$ 656.321,00 SELIC ⬆ 15% 18 de Setembro de 2025 Brasil aguarda retomada das exportações de frango para a China Desde maio, as exportações brasileiras de frango para a China estão suspensas por causa de um surto de gripe aviária. Comitiva chinesa já visitou instalações no Brasil e o setor espera retomada em breve. Saiba os impactos e números. As exportações brasileiras de carne de frango para a China foram suspensas em meados de maio de 2025, após um caso de gripe aviária em uma granja comercial no estado do Rio Grande do Sul. Desde então, o país asiático mantém embargo, sendo o único mercado que ainda não autorizou o retorno dos embarques. Contudo, o setor avícola brasileiro mantém expectativa otimista: representantes chineses desembarcaram no Brasil em setembro para inspeção e monitoramento das medidas adotadas. Principais dados apontados De janeiro a maio de 2025, o Brasil exportou média mensal de 45.650 toneladas de frango para a China — cerca de 10 % do total das exportações do setor. Após o embargo, nos meses de junho, julho e agosto, essa média despencou para apenas 191 toneladas mensais, ou 0,05 % das exportações naquele período. Segundo pesquisadores do Cepea, caso a China retome as compras, o Brasil está preparado para atender à demanda sem impactar o mercado interno ou causar elevação de preços.  Impactos previstos & importância estratégica Retorno a um mercado relevanteA China representa um dos maiores destinos para carnes no mundo. A... ler mais

NA ROTA DO COMEX – Destaques do Comércio Exterior e Logística 03/10/2025

FECHAMENTO DO MERCADO (02/10/2025) 💵 DÓLAR: +0,23% | R$ 5,34 🪙 BITCOIN: +2,53% | US$ 120.630 💶 EURO: +0,09% | R$ 6,25 📊 IBOVESPA: -1,08% | 143.950 pts 🏭️ S&P 500: +0,06% | 6.715,38 pts 💻️ NASDAQ: +0,39% | 22.844,05 pts EUA retiram tarifa de 10% sobre exportações brasileiras de celulose e ferro-níquel Medida beneficia exportadores nacionais e reduz impactos do “tarifaço” imposto anteriormente O governo dos Estados Unidos anunciou oficialmente a retirada da tarifa de 10% que vinha sendo aplicada sobre as exportações brasileiras de celulose e ferro-níquel. A decisão foi publicada em decreto nesta semana e comunicada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Além disso, a sobretaxa adicional de 40%, que afetava especificamente produtos brasileiros, também foi eliminada para grande parte dos embarques, trazendo alívio imediato ao setor exportador. Segundo o MDIC, a medida é fruto de tratativas recentes entre Brasília e Washington, que visam restabelecer condições mais equilibradas de comércio bilateral após meses de pressão sobre a indústria brasileira. Impactos esperados A celulose brasileira, um dos principais itens da pauta exportadora do país, ganha maior competitividade no mercado norte-americano. O setor de mineração e metalurgia, que vinha sofrendo forte impacto nos custos de exportação, também se beneficia diretamente com a eliminação da sobretaxa sobre o ferro-níquel. A medida pode abrir caminho para negociações em outros segmentos ainda sujeitos a barreiras tarifárias. O decreto representa um avanço para os exportadores brasileiros, especialmente em um cenário de incertezas no comércio internacional, marcado por disputas comerciais e ajustes de políticas protecionistas.  Fonte: https://www.reuters.com/ Brasil amplia importações de vinho chileno, compensando impacto das tarifas dos EUA Crescimento de... ler mais
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