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Notícias

NA ROTA DO COMEX – Destaques do Comércio Exterior e Logística -12/11/2025

FECHAMENTO DO MERCADO 12/11/2025 💵 DÓLAR COMERCIAL: R$ 5,273 | -0,64%💶 EURO: R$ 6,108 | -0,44%📊 IBOVESPA: 157.748 pts | +1,60%₿ BITCOIN: R$ 554.875,00| -0,66%🏛 S&P 500: 6.846,61 pts | +0,21%💻 NASDAQ: 23.468,30 pts | -0,25%   O excedente de soja na China pode frustrar as expectativas de exportação dos EUA após o degelo comercial. A China enfrenta um excesso de oferta de soja após meses de importações recordes, o que prejudica as perspectivas de exportações para os EUA, apesar de uma recente trégua comercial que, segundo Washington, inclui uma promessa de Pequim de retomar as compras em larga escala.   Operadores e analistas alertam que os vastos estoques nos portos e nas reservas estatais, juntamente com as margens de lucro reduzidas, limitam o apetite de Pequim por novas compras. “As empresas estatais podem estar esperando que as margens se recuperem antes de fazer compras em larga escala”, disse Johnny Xiang, fundador da AgRadar Consulting, com sede em Pequim. “Mesmo com isenções tarifárias, as margens permanecem negativas e o café brasileiro ainda é mais barato.” Após o encontro entre o presidente Donald Trump e o líder chinês Xi Jinping no mês passado, autoridades em Washington disseram que a China concordou em comprar 12 milhões de toneladas de soja dos EUA até o final do ano e 25 milhões de toneladas em cada um dos próximos três anos. A China não se comprometeu publicamente a fazer compras, embora tenha suspendido as tarifas retaliatórias sobre as importações dos EUA, enquanto a compradora estatal COFCO reservou apenas algumas cargas para embarque em dezembro e janeiro, dizem comerciantes e analistas. AUMENTO DOS ESTOQUES, MARGENS REDUZIDAS No início... ler mais

NA ROTA DO COMEX – Destaques do Comércio Exterior e Logística -11/11/2025

FECHAMENTO DO MERCADO 11/11/2025 💵 DÓLAR COMERCIAL: R$ 5,307 | -0,55%💶 EURO: R$ 6,135 | -0,62%📊 IBOVESPA: 155.257 pts | +0,77%₿ BITCOIN: R$ 562.814,00| +0,25%🏛 S&P 500: 6.832,43 pts | +1,54%💻 NASDAQ: 23.527,17 pts | +2,27%   Na maior feira de importação da China, expositores americanos esperam que o pior da guerra comercial tenha passado. Exportadores americanos de produtos agrícolas para a China estão otimistas de que o comércio entre os dois países voltará à normalidade após um acordo-quadro alcançado no mês passado por seus líderes, segundo diversos exportadores e representantes do setor. O clima este ano no pavilhão dos EUA na Exposição Internacional de Importação da China (CIIE), a maior feira de importação da China, que começou em 5 de novembro e terminou em Xangai nesta segunda-feira, é positivo.   “Acho que as pessoas estão muito esperançosas”, disse Jeffrey Lehman, presidente da Câmara Americana de Comércio em Xangai, que conta com mais de 1.000 empresas entre seus membros, à Reuters no Pavilhão dos EUA, que abrigava exposições de entidades do setor de vinho, ginseng, batatas e outros produtos, e era 50% maior do que o do ano passado.   “Acho que o motivo de estarem aqui é porque querem interagir com novos clientes. Querem encontrar novas oportunidades de parceria e acredito que estão aqui porque acham que isso vai acontecer”, acrescentou. A CIIE teve início apenas uma semana após uma reunião entre o presidente chinês Xi Jinping e o presidente dos EUA Donald Trump na Coreia do Sul, que resultou em um acordo-quadro para reverter uma série de tarifas e medidas de controle de exportação que haviam sido implementadas este... ler mais

NA ROTA DO COMEX – Destaques do Comércio Exterior e Logística -10/11/2025

FECHAMENTO DO MERCADO 10/11/2025 💵 DÓLAR COMERCIAL: R$ 5,336 | -0,22%💶 EURO: R$ 6,174 | 0,00%📊 IBOVESPA: 154.063 pts | +0,47%₿ BITCOIN: R$ 568.659,00| +4,45%🏛 S&P 500: 6.728,80 pts | +0,13%💻 NASDAQ: 23.004,54 pts | -0,21%   Primeiro carregamento de tilápia vietnamita exportado para o Brasil. De acordo com o plano, esses contêineres de tilápia chegarão ao porto de Santos, no Brasil, em 17 de dezembro de 2025. Em 6 de novembro, um contêiner com o primeiro carregamento de 24 toneladas de tilápia vietnamita partiu do porto de Ho Chi Minh para ser exportado para o Brasil pelo Grupo JBS, o maior grupo alimentício do Brasil. O Grupo JBS atualmente emprega 280.000 pessoas, opera 150 fábricas em diversos países e é líder mundial em carne bovina e de frango; e está investindo 150 milhões de dólares em duas fábricas de processamento de carne bovina no Vietnã. Embaixador Bui Van Nghi com o Sr. Humberto Costa, Senador e Presidente do Parlamento do Mercosul. Este é um dos primeiros 32 contêineres com 700 toneladas de tilápia encomendados e importados do Vietnã pelo Grupo JBS, que serão inicialmente destinados ao sistema de supermercados e distribuição HORECA e ao showroom de produtos da JBS no Brasil. De acordo com o plano, esses contêineres de tilápia chegarão ao porto de Santos, no Brasil, em 17 de dezembro de 2025. Este evento representa um novo desenvolvimento na cooperação econômica e comercial entre o Vietnã e o Brasil, concretizando o acordo de abertura do mercado agrícola mútuo entre os dois países, assumido pelo primeiro-ministro vietnamita Pham Minh Chinh e pelo presidente brasileiro Lula da Silva durante... ler mais

NA ROTA DO COMEX – Destaques do Comércio Exterior e Logística -07/11/2025

FECHAMENTO DO MERCADO 07/11/2025 💵 DÓLAR COMERCIAL: R$ 5,34 | -0,24%💶 EURO: R$ 6,17 | +0,27%📊 IBOVESPA: 153.337 pts | +0,03%₿ BITCOIN: R$ 536.785| -3,05%🏛 S&P 500: 6.720,32 pts | -1,12%💻 NASDAQ: 23.053,99 pts | -1,90%   China suspende proibição de importação de carne de frango do Brasil. A China suspendeu o embargo sobre as aves e derivados fabricados no Brasil, afirmou a administração geral de alfândega de Pequim. A interrupção estava vigente desde maio, quando foi confirmado um caso de gripe aviária em uma granja comercial no Rio Grande do Sul. O que aconteceuChina vai retomar a importação do frango brasileiro. A proibição foi revogada hoje e tem efeito imediato “com base nos resultados da análise de risco”, segundo a agência alfandegária chinesa. A proibição estava vigente desde o dia 31 de maio e fazia parte do tratado sanitário assinado entre os países. Restrições foram impostas após caso de gripe aviária. A revelação do foco em uma granja comercial do Rio Grande do Sul ocorreu no dia 15 de maio e representou o primeiro registro da presença do vírus na avicultura comercial brasileira. A China, no entanto, manteve o embargo mesmo após o Brasil se declarar livre da patologia no início de junho. Pequim é o principal comprador do frango nacional. Segundo a ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), a China e exportou cerca de 562,2 mil toneladas de carne de frango do Brasil em 2024. O valor é equivalente a 10,9 do comércio nacional da proteína no ano passado. Brasil é o maior exportador de carne de frango do mundo. Com 35,4% da produção dedicada ao mercado... ler mais

NA ROTA DO COMEX – Destaques do Comércio Exterior e Logística -06/11/2025

FECHAMENTO DO MERCADO 06/11/2025 💵 DÓLAR COMERCIAL: R$ 5,361 | -0,70%💶 EURO: R$ 6,158 | —0,63%📊 IBOVESPA: 153.294 pts | +1,72%₿ BITCOIN: R$ 554.307,00| + 0,32%🏛 S&P 500: 6.796,29 pts | +0,37%💻 NASDAQ: 23.499,80 pts | +0,65%   Juiz suspende multa a transportadora até STF decidir sobre piso do frete. Os autos de infração aplicados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) sobre o tabelamento do frete devem ser suspensos até que o Supremo Tribunal Federal discuta a constitucionalidade deles. Esse é o entendimento do juiz substituto Cláudio Roberto da Silva, da 2ª Vara Federal de Curitiba. Uma transportadora ajuizou um mandado de segurança contra a ANTT pedindo a suspensão de um auto de infração sobre o valor mínimo do frete. A empresa sustentou que a ADI 5.956 suspendeu todas as multas sobre o tema. A empresa também alegou que a ANTT causa insegurança ao fiscalizar pelo método de cruzamento automático de dados, que não considera caso a caso. Por fim, a defesa sustentou que o STF ainda não decidiu se a aplicação da multa, como vem ocorrendo, é constitucional. A despeito disso, a fiscalização automática foi implementada, resultando em um aumento das multas. O juiz concordou com o quadro de insegurança e reconheceu que a multa não pode permanecer enquanto a constitucionalidade dela não for decidida. Ele concedeu a liminar para determinar a suspensão do auto de infração. “O quadro de insegurança gerado no setor de prestação de atividades da impetrante vem por ela bem ilustrado nas razões da inicial, e, dada às relevantes razões oferecidas naquela ação de controle direto da constitucionalidade, onde vigeu liminar em favor das empresas do setor,... ler mais

NA ROTA DO COMEX – Destaques do Comércio Exterior e Logística -05/11/2025

FECHAMENTO DO MERCADO 05/11/2025   💵 DÓLAR COMERCIAL: R$ 5,39 | +0,77%💶 EURO: R$ 6,19 | +0,41%📊 IBOVESPA: 150.704 pts | +0,17%₿ BITCOIN: R$ 549.382,00| -2,2%🏛 S&P 500: 6.771,55 pts | -1,17%💻 NASDAQ: 23.348,64 pts | -2,04%   Importações devem crescer 50% no fim do ano, puxadas pelo mercado de luxo e Natal. As importações brasileiras devem crescer 50% até o fim de 2025, impulsionadas principalmente pelo segmento de bens de luxo, segundo projeção da Target Trading, empresa de comércio exterior e logística internacional. A tendência reflete o aquecimento do consumo, a estabilidade do câmbio e a antecipação das vendas de Natal, que neste ano devem movimentar mais o comércio do que a própria Black Friday. “O segundo semestre costuma ser mais forte para o comércio exterior, especialmente no período que antecede o Natal. Esse movimento também se reflete na Target, em especial nas marcas de luxo, quando muitos clientes aceleram as importações visando o cumprimento de metas e o abastecimento de lojas”, afirma Carlos Campos Junior, CEO da empresa. De acordo com o executivo, o crescimento médio entre clientes de luxo já consolidados será de 40%, mas ao incluir novos parceiros que passaram a importar em 2025, o aumento total chega a 50%. Natal deve superar Black Friday Um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) confirma essa movimentação. O varejo brasileiro abriu mais de 118 mil vagas temporárias para atender à alta da demanda, e a expectativa é de que o Natal de 2025 ultrapasse a Black Friday em volume de vendas e faturamento. A melhora do ambiente econômico reforça o cenário. A queda da taxa Selic e a redução do desemprego para 5,6% têm estimulado o consumo e aumentado a procura por produtos importados —... ler mais

NA ROTA DO COMEX – Destaques do Comércio Exterior e Logística -04/11/2025

FECHAMENTO DO MERCADO 04/11/2025   💵 DÓLAR COMERCIAL: R$ 5,35 | -0,42%💶 EURO: R$ 6,17 | —0,47%📊 IBOVESPA: 150.454 pts | +0,61%₿ BITCOIN: R$ 572.853,00| -3,32%🏛 S&P 500: 6.851,97 pts | +0,17%💻 NASDAQ: 23.834,72 pts | +0,46%   TCP lidera embarques de gergelim e feijão no Brasil. Participação de mercado do Terminal é de mais de 70% nos dois segmentos. Menos de um ano após a abertura do mercado chinês para o gergelim brasileiro, o gigante asiático já assumiu a posição de principal destino para o produto embarcado na TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá. Até o mês de setembro de 2025, a TCP exportou um total de 249 mil toneladas de gergelim, alta de 184% em comparação com as 88 mil toneladas registradas no mesmo período do ano anterior. O volume posiciona o Terminal com uma participação de mercado de 71% no volume embarcado pelo Brasil. Segundo o gerente comercial, de logística e atendimento da TCP, Giovanni Guidolim, “a China é responsável por mais de um terço do consumo global de gergelim. A abertura desse mercado e as recentes habilitações de empresas brasileiras fizeram com que os embarques disparassem e, em menos de um ano, o país asiático já se tornou o principal destino do gergelim exportado pela TCP”. No ranking dos maiores importadores do gergelim exportado pela TCP estão China, que é o destino de 46% de todo o volume embarcado, Índia (21%) e Vietnã (8%). “Os três maiores mercados para o gergelim brasileiro estão no continente asiático, e a TCP conta com oito serviços semanais para chegar a esses destinos, fator que traz mais flexibilidade... ler mais

NA ROTA DO COMEX – Destaques do Comércio Exterior e Logística -03/11/2025

FECHAMENTO DO MERCADO 03/11/2025 💵 DÓLAR COMERCIAL: R$ 5,36 | -0,31%💶 EURO: R$ 6,17 | —0,38%📊 IBOVESPA: 149.540 pts | +0,51%₿ BITCOIN: US$ 107.78| -1,64%🏛 S&P 500: 6.840,20 pts | +0,26%💻 NASDAQ: 23.724,96 pts | +0,61%   Compradores chineses adquirem soja brasileira com a queda dos preços devido ao degelo nas relações comerciais entre EUA e China. Os importadores chineses de soja intensificaram as compras de cargas brasileiras nos últimos dias, à medida que os preços sul-americanos recuaram devido à expectativa de que um acordo comercial entre EUA e China leve à retomada das vendas americanas para o maior importador mundial de soja. Compradores reservaram 10 carregamentos de soja brasileira para embarque em dezembro e 10 para o período de março a julho, com os preços sul-americanos agora cotados abaixo das ofertas feitas para carregamentos nos EUA, disseram três traders na segunda-feira.   Nas últimas semanas, a soja brasileira foi negociada a preços mais altos do que a oferta americana, devido às elevadas tarifas chinesas que restringiram a demanda por soja dos EUA. “O Brasil agora está mais barato que o Golfo do México, e os compradores estão aproveitando a oportunidade para reservar cargas”, disse um trader de uma empresa internacional que opera fábricas de processamento de oleaginosas na China. “Estamos vendo um aumento na demanda por soja brasileira desde a semana passada.” China intensificará o comércio agrícola com os EUA sob novo acordo. Pequim concordou em expandir o comércio agrícola com Washington depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, se reuniu com o líder chinês Xi Jinping na Coreia do Sul na semana passada. Posteriormente, a Casa Branca divulgou detalhes do acordo, revelando que a... ler mais

NA ROTA DO COMEX – Destaques do Comércio Exterior e Logística -31/10/2025

FECHAMENTO DO MERCADO 31/10/2025 💵 DÓLAR COMERCIAL: R$ 5,38 | +0,42%💶 EURO: R$ 6,22 | —0,26%📊 IBOVESPA: 148.780 pts | +0,10%₿ BITCOIN: US$ 107.773| -1,64%🏛 S&P 500: 6.822,34 pts | -0,30%💻 NASDAQ: 23.581,15 pts | -1,57%   Tráfego de navios no Porto de Santos terá interrupções por corrida e obras no canal. A Autoridade Portuária de Santos (APS) informou que o tráfego de navios no Porto de Santos sofrerá interrupções parciais ao longo deste fim de semana, devido à largada da 75ª Regata Santos-Rio e a execução de uma etapa das obras de aprofundamento do canal de navegação.Na sexta-feira (31), o tráfego marítimo será temporariamente interrompido no canal de acesso ao Porto, no trecho entre o Iate Clube de Santos e a boia 1A, das 9h30 às 12h30, para a realização da largada da Regata Santos-Rio.Realizada desde 1951, a prova é considerada a mais tradicional competição náutica do país. A edição deste ano terá início às 12h e contará, além dos veleiros participantes, com o desfile do Navio Veleiro Cisne Branco, da Marinha do Brasil. Outra interrupçãoJá no sábado (1º), entre a meia-noite e as 11h, não serão realizadas manobras de embarcações no trecho do canal que passa em frente ao Armazém 15. A paralisação permitirá a execução de uma sondagem geotécnica rotativa, etapa necessária para definir o método de remoção de rochas no processo de aprofundamento do canal, cujo calado atual é de 15 metros e deverá alcançar 16 metros.   FONTE: https://www.diariodolitoral.com.br/santos/trafego-de-navios-no-porto-de-santos-tera-interrupcoes-por-corrida-e/205100/   Maior Fábrica de celulose do mundo chega ao Brasil com poder de empregar metade da cidade. O estado vai receber uma nova megafábrica da... ler mais

NA ROTA DO COMEX – Destaques do Comércio Exterior e Logística -30/10/2025

FECHAMENTO DO MERCADO 29/10/2025 💵 DÓLAR COMERCIAL: R$ 5,36 | +0,58%💶 EURO: R$ 6,22 | —0,32%📊 IBOVESPA: 148.641 pts | +0,82%₿ BITCOIN: US$ 114.900 | +3,08%🏛 S&P 500: 6.890,59 pts | -0,30%💻 NASDAQ: 23.958,47 pts | +0,55%   Porto Itapoá lidera desempenho portuário no Sul do Brasil O Porto de Itapoá consolidou sua posição entre os principais terminais portuários do Brasil, ocupando o primeiro lugar na região Sul e o terceiro lugar em todo o país em movimentação de contêineres entre janeiro e agosto de 2025, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) . Durante esse período, o Porto de Itapoá movimentou 545.304 contêineres , registrando um crescimento de 29% em comparação com os mesmos meses de 2024 — bem acima da média nacional brasileira de 8,27 % . O terminal lidera as operações de contêineres em Santa Catarina e no sul do Brasil, ficando atrás apenas do Complexo Portuário de Santos, em São Paulo. Ricardo Arten, Presidente do Porto Itapoá, afirmou: “Estes resultados refletem o nosso compromisso com a eficiência, a inovação e o desenvolvimento regional sustentável . Os nossos investimentos contínuos em infraestruturas e tecnologia, aliados à dedicação da nossa equipa, estão a impulsionar operações mais seguras, mais rápidas e mais sustentáveis.” Porto Itapoá lidera com a primeira frota elétrica do Brasil. Arten enfatizou a relevância estratégica do porto para a rede logística do Brasil . Ele acrescentou: “O Porto Itapoá está se consolidando como um elo fundamental na cadeia de comércio exterior do país . Nossos indicadores de produtividade e confiabilidade nos posicionam entre os principais terminais da América do Sul — um motivo de orgulho para Santa Catarina e para o Brasil como um todo.” O terminal continua a expandir... ler mais
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