O acordo representa um avanço significativo nas relações comerciais Brasil-China e reforça a importância do agronegócio brasileiro no cenário global.
Vale-Pedágio: ANTT aprova leitura automática de placas para caminhoneiros
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) anunciou uma importante modernização no sistema do Vale-Pedágio Obrigatório (VPO): agora, será possível utilizar leitura automática de placas por meio de tecnologia OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres) para validar o benefício.
Essa mudança foi oficializada pela Resolução SUROC nº 500/2025, com o objetivo de desburocratizar processos, reduzir fraudes e tornar o pagamento mais rápido e seguro para caminhoneiros e embarcadores.
Benefícios para o setor
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Agilidade no processo: validação do VPO em tempo real, sem necessidade de etapas manuais.
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Redução de fraudes: registros automáticos das placas aumentam a segurança e transparência.
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Menos burocracia: simplificação para caminhoneiros, empresas de transporte e embarcadores.
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Maior eficiência operacional: menos filas e tempo perdido nas estradas.
Empresas autorizadas
Atualmente, duas instituições financeiras estão habilitadas para operar com a tecnologia de leitura automática:
Outras instituições poderão ser credenciadas à medida que se adaptarem aos requisitos técnicos.
Desafios na implementação
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Necessidade de adaptação tecnológica em praças de pedágio e sistemas de transporte.
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Confiabilidade do OCR: fatores como iluminação, sujeira na placa e ângulo de leitura podem afetar a precisão.
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Integração com sistemas de embarcadores e transportadoras para garantir registros corretos.
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Possíveis custos iniciais de adequação para empresas e fornecedores do serviço.
Impactos para logística e comércio exterior
Com a modernização, os embarques rodoviários — essenciais para importação e exportação — devem ganhar mais agilidade, principalmente em rotas que passam por múltiplos pedágios.
Essa mudança também traz maior previsibilidade para embarcadores, reduzindo atrasos e melhorando o planejamento logístico em cadeias de suprimento nacionais e internacionais.
Fonte: https://logweb.com.br
Porto de São Francisco do Sul reduz tempo de espera de navios com fertilizantes em 70%
O Porto de São Francisco do Sul, o maior de Santa Catarina em movimentação de cargas, registrou uma redução de 70% no tempo de espera de embarcações para descarregamento de fertilizantes. Essa diminuição foi resultado de uma norma interna editada pela diretoria do porto em abril de 2025, a pedido do governo do Estado, que determinou prioridade de atracação para navios com esse tipo de carga em um dos berços do terminal.
Segundo dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o tempo médio de espera, que em março era de 28 dias, caiu para oito dias em junho. O desempenho colocou o terminal catarinense em vantagem em relação ao Porto de Paranaguá (PR), onde a espera média em junho foi de 12 dias para navios de fertilizantes.
Entre janeiro e agosto, o Porto de São Francisco do Sul movimentou 1,8 milhão de toneladas de fertilizantes, o equivalente a 7% do total importado pelo Brasil. Os principais fornecedores são Rússia, Canadá, China, Estados Unidos e Marrocos, além de países do Oriente Médio, como Israel, Omã, Arábia Saudita e Irã.
De acordo com o presidente do porto, Cleverton Vieira, a redução no tempo de espera contribui para diminuir os custos logísticos e beneficia diretamente o agronegócio, já que o terminal é uma das principais portas de entrada de adubos no país.
Fonte: SC em Pauta.
Roubo de Cargas no Brasil Registra Prejuízo Recorde de R$ 1,2 Bilhão em 2024
O Brasil registrou em 2024 um prejuízo recorde de R$ 1,217 bilhão devido ao roubo de cargas, segundo levantamento da ICTS Security. Apesar de uma redução de 11% no número de ocorrências em comparação a 2023, o valor total roubado aumentou 21%, indicando que os criminosos estão focando em cargas de maior valor.
Cargas mais visadas
O estudo aponta que os roubos passaram a mirar alimentos, cigarros, eletroeletrônicos, medicamentos e cosméticos, produtos de alto valor agregado e fácil revenda. Esse perfil reflete uma mudança estratégica das quadrilhas, que buscam maximizar o lucro em cada ação.
Regiões mais afetadas
A região Sudeste continua sendo a mais impactada, concentrando 83,6% dos prejuízos. Entre os estados, destacam-se:
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São Paulo: 47,2%
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Rio de Janeiro: 18,7%
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Minas Gerais: 14,2%
No entanto, houve aumento do risco em outras regiões, especialmente no Nordeste, que passou de 8,3% para 11,7% dos prejuízos totais. Estados como Pernambuco, Maranhão e Bahia estão entre os mais afetados.
Mudança nos horários e meses críticos
Em 2024, 31,1% dos incidentes ocorreram durante a madrugada e 27,8% à noite, invertendo o padrão anterior, quando as manhãs eram mais críticas. Os meses de março e setembro apresentaram maior incidência de roubos.
Como reduzir riscos
Para proteger operações logísticas, as empresas devem investir em medidas de segurança, como:
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Rastreamento em tempo real de veículos e cargas
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Planejamento de rotas seguras
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Treinamento contínuo das equipes
Essas ações são fundamentais para mitigar riscos e reduzir prejuízos.
Fonte: Tecnologistica