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A assembleia constitutiva do Conselho de Comércio Exterior e Negócios Internacionais da FACISC teve representação de empresários, do governo do Estado, do setor portuário e aduaneiro
A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) formalizou, em 30 de agosto de 2024, a criação do Conselho de Comércio Exterior e Negócios Internacionais (CONCENI).
O conselho reúne os 15 Núcleos de Comércio Exterior da FACISC, que englobam mais de 320 empresas, com o objetivo de centralizar e responder às demandas que chegam via associações empresariais .
A assembleia contou com a participação do secretário-executivo de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos do Estado, Paulo Bornhausen, representando o governador Jorginho Mello.
Estiveram presentes representantes dos portos de Imbituba, Itajaí, Navegantes e São Francisco do Sul, além de instituições como Sebrae, UFSC, Ministério da Agricultura e a Receita Federal.
Paulo Bornhausen destacou que o conselho reforça a vocação exportadora de SC, sobretudo ao integrar pequenos e microempresários ao comércio exterior, fortalecendo infraestrutura, logística e políticas de apoio internacional
Essa iniciativa faz parte do Programa Empreender, que estimula ações por meio dos núcleos empresariais com foco em melhorar o desempenho e competitividade das empresas catarinenses.
Fonte: Estado de Santa Catarina+1.
Brasil e México debatem expansão do comércio bilateral em reunião do Conselho Empresarial
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Na terça-feira (5), representantes do MDIC, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), da Embraer, da Natura e da Associação Brasileira da Indústria do Arroz se reuniram para discutir a ampliação do comércio bilateral Brasil-México, que atingiu US$ 13,6 bilhões em 2024. O encontro preparou a visita do ministro Geraldo Alckmin ao México nos dias 27 e 28 de agosto.
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Atualmente, existem três Acordos de Complementação Econômica (ACEs 53, 54 e 55) entre os dois países, todos assinados em 2002:
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ACE 54: visa a criação de uma área de livre comércio entre o Mercosul e o México.
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ACE 53 (Brasil-México): regula produtos não automotivos, com eliminação ou redução tarifária em cerca de 800 posições tarifárias (12% do total).
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ACE 55 (Mercosul-México): trata de livre comércio para automóveis, veículos comerciais, máquinas agrícolas e autopeças.
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Demandas para fortalecer o comércio incluem:
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Ampliação do acordo para novos segmentos, como celulose, têxtil e agrícola.
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Implementação do Certificado de Origem Digital (COD), reduzindo o tempo de emissão de 24 horas para 30 minutos.
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Reconhecimento mútuo de operadores econômicos autorizados.
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Eliminação de barreiras comerciais para bens industriais e agroindustriais.
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Cooperação em regulamentação nos setores aeroespacial e de defesa.
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Parcerias em ações de descarbonização e transição energética.
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Em 2024, as exportações brasileiras para o México somaram US$ 7,8 bilhões, enquanto as importações chegaram a US$ 5,8 bilhões, resultando em superávit comercial de US$ 2 bilhões para o Brasil. Principais produtos exportados: carne bovina, automóveis e veículos de transporte.
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O Conselho Empresarial Brasil-México (Cebramex), criado em 2019 por iniciativa da CNI e do mexicano COMCE, atua como fórum para fortalecer relações comerciais e investimentos entre os países.
Fonte: Comex do Brasil
Exportações de ouro do Brasil disparam no primeiro semestre de 2025 devido à instabilidade causada por Trump
As exportações de ouro do Brasil aumentaram 60% no primeiro semestre de 2025, segundo o Ibram (Instituto Brasileiro de Mineração).
De acordo com Julio Nery, diretor de Assuntos Minerários do Ibram, esse salto nas vendas reflete a instabilidade nos mercados causada pelas tarifas anunciadas por Donald Trump, levando investidores a recorrerem ao ouro como reserva de valor.
O preço médio do ouro teve alta de 39,3% no período, o que também contribuiu para o avanço das exportações em valor.
No primeiro semestre de 2025, o setor mineral registrou um superávit de US$ 16,01 bilhões, equivalente a 53% do superávit total da balança comercial, que atingiu US$ 30,09 bilhões.
As exportações minerais somaram US$ 20,1 bilhões, enquanto as importações ficaram em US$ 4,1 bilhões. O minério de ferro representou 63% das exportações, com a China sendo o destino principal (68%). As importações vieram, principalmente, dos Estados Unidos (22%), Rússia (20%), Austrália (12%) e Canadá (12%).
O faturamento do setor mineral chegou a R$ 139,2 bilhões (alta de 7,5% em relação ao mesmo período de 2024), enquanto os minerais críticos tiveram crescimento de 41,6%
O setor também gerou mais de 5 mil novos empregos e arrecadou R$ 48 bilhões em impostos e tributos, um aumento de cerca de 7,5% .
Fonte: CNN Brasil.
LOGISTICA
Fórum de Real Estate Logístico impulsiona protagonismo do setor na Logistique 2025
A Logistique e Logistique Summit 2025, que acontece de 12 a 14 de agosto no Expocentro BC, em Balneário Camboriú (SC), terá como destaque o Fórum de Real Estate Logístico, idealizado e curado por Ricardo Hirata, diretor da JLL. O objetivo é reunir os principais players do mercado para debater tendências, desafios e oportunidades no desenvolvimento de galpões, condomínios logísticos e infraestrutura industrial.
Hirata, com experiência na JLL desde 2012 e passagens por empresas como BRF, trará sua visão estratégica sobre como a logística moderna deixou de ser apenas transporte e passou a integrar toda a cadeia empresarial — influenciando estoques, atendimento ao cliente, prazos e percepção de qualidade.
Entre os temas do fórum estão:
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Baixa taxa de vacância e impacto no mercado de galpões;
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Custos elevados de novos empreendimentos e alternativas como Built to Suit (BTS);
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Crescimento do mercado logístico em regiões próximas a grandes centros urbanos;
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Destaque do Sul do Brasil pela proximidade portuária e atração de empreendimentos voltados ao e-commerce e cadeias de comércio exterior.
Hirata enfatiza que o Brasil vem atraindo capital estrangeiro e investidores institucionais, impulsionados pelo crescimento do setor e mudanças nos hábitos de consumo, especialmente após a pandemia. Isso resultou em maior ocupação de espaços, avanço tecnológico e aumento da eficiência.
Segundo Leonardo Rinaldi, CEO da Logistique, o fórum busca criar conexões estratégicas entre investidores, desenvolvedores, operadores e tomadores de decisão, fortalecendo o mercado e gerando novas oportunidades. As inscrições são gratuitas, mas com vagas limitadas.
A JLL, multinacional referência no setor, reforça seu compromisso em explorar novos mercados e impulsionar o desenvolvimento logístico no Brasil.
Fonte: https://www.revistaportuaria.com.br/blog
Porto de Itajaí arrecada mais de R$ 2 milhões em ISS e investe em cultura e esporte na cidade
O Porto de Itajaí segue impulsionando o desenvolvimento econômico e social do município. Apenas no primeiro semestre de 2025, a arrecadação com o Imposto Sobre Serviços (ISS) ultrapassou a marca de R$ 2 milhões.
“Esse porto movimentado é resultado da federalização, que já trouxe mais de R$ 2 milhões em ISS para o município e gerou um faturamento de R$ 105 milhões. Isso representa pão na mesa do trabalhador e investimentos diretos na nossa cidade. É um movimento para a economia local, enquanto o país enfrenta um verdadeiro atentado estrangeiro. O Porto segue firme”, afirmou o superintendente João Paulo Tavares Bastos.
Parte desse montante está sendo direcionada para iniciativas esportivas e culturais da cidade, por meio da Lei Municipal nº 6.825/2017 (Incentivo ao Esporte) e da Lei Municipal nº 6.637/2015 (Incentivo à Cultura). Isso permite que empresas contribuintes do ISS repassem até 30% do valor devido para apoiar projetos aprovados pelas fundações competentes.
Além de movimentar a economia e gerar empregos, o Porto de Itajaí também colabora para o fortalecimento da cidadania, contribuindo com investimentos que impactam positivamente a vida da população.