FECHAMENTO DE MERCADO 18/09/2025
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Santa Catarina aprova programa para desburocratizar abertura de empresas e impulsionar economia
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou, nesta terça-feira (16), o Projeto de Lei (PL) que cria o Programa Estadual de Modernização do Ambiente de Negócios Catarinense. A proposta segue agora para sanção do governador Jorginho Mello e tem como objetivo desburocratizar a abertura de empresas, além de estimular o desenvolvimento de atividades econômicas no estado.
O programa traz mudanças importantes para facilitar o empreendedorismo, com foco em três pilares principais:
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Liberdade econômica, dando mais autonomia aos empresários;
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Desburocratização, simplificando a criação de novos negócios;
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Segurança jurídica, promovendo mais confiança para investimentos.
Segundo o governo estadual, a expectativa é destravar investimentos, gerar empregos e fortalecer o ambiente de negócios.
O governador Jorginho Mello ressaltou que a iniciativa representa um grande incentivo ao setor produtivo:
“O objetivo do projeto é facilitar a vida do empresário catarinense, reduzindo a burocracia e garantindo liberdade econômica para quem deseja empreender. Estamos dando um voto de confiança porque sabemos que o empresário catarinense é sério e comprometido. Temos certeza de que a economia do estado será ainda mais pujante, com mais segurança jurídica e incentivo ao empreendedorismo”, destacou.
Com a sanção do projeto, Santa Catarina espera atrair novos investimentos, ampliar a competitividade e consolidar sua posição como um dos estados mais favoráveis ao empreendedorismo no Brasil.
Fonte: Alesc
Ministério dos Portos e Aeroportos aprova modelo de gestão com a criação da Companhia Docas de Santa Catarina
O Ministério dos Portos e Aeroportos (MPOR) concluiu o modelo de gestão para o Porto de Itajaí, recomendando a criação da Companhia Docas de Santa Catarina (CDSC) — uma empresa pública federal que irá assumir as funções da Autoridade Portuária do Porto Organizado de Itajaí.
A medida foi oficializada pelo Despacho Decisório nº 50/2025, assinado pelo secretário nacional de Portos, Alex Sandro de Ávila.
Pontos de destaque
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A CDSC dará ao Porto de Itajaí maior autonomia, governança e eficiência operacional.
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O processo técnico envolveu o Grupo Técnico de Trabalho instituído pela Portaria nº 375, de 11 de junho de 2025, com análises jurídicas, administrativas e financeiras.
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Teve participação de várias entidades institucionais: Autoridade Portuária de Santos, Superintendência do Porto de Itajaí, Infra S.A., Casa Civil da Presidência da República, Consultoria Jurídica do MPOR, entre outros.
Próximos passos
- Análise pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Casa Civil e depois pelo Congresso Nacional.
- Constituição formal da CDSC: estatuto social, nomeação da diretoria, formalização junto à ANTAQ.
Itajaí em números relevantes
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Em 2025, o Porto de Itajaí já teve faturamento de R$ 120 milhões, acima de toda arrecadação de 2024 sob gestão municipal.
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Movimentação de cerca de 2 milhões de toneladas de cargas e contêineres.
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Mais de R$ 2 milhões em ISS repassados ao município.
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Relevância para comércio exterior e logística
A criação da CDSC representa um avanço estratégico para a cadeia logística nacional por diversas razões:
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Maior autonomia e governança portuária ajudam a acelerar decisões operacionais e fortalecer competitividade do Porto de Itajaí.
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A formalização federal provavelmente trará mais investimentos, melhorias de infraestrutura e operação mais integração com políticas nacionais de transporte marítimo e aduaneiro.
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A qualidade no serviço portuário tende a melhorar, o que beneficia exportadores e importadores que dependem do Porto de Itajaí para acesso ao mercado internacional.
Fonte: Porto de Itajaí
Empresas afetadas pelo “tarifaço” já podem solicitar recursos do Brasil Soberano, informa o BNDES
O BNDES abriu, no dia 18 de setembro de 2025, o protocolo para que empresas impactadas pelas tarifas adicionais impostas pelos Estados Unidos peçam crédito por meio do Plano Brasil Soberano.
O que é e quem pode participar
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O primeiro passo é consultar a elegibilidade no site do BNDES, autenticando-se com certificado digital da empresa via GOV.BR.
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Empresas interessadas devem verificar qual das linhas do plano podem acessar, e então procurar o banco com o qual já têm relacionamento. Grandes empresas também podem fazer diretamente pelo BNDES.
Recursos disponíveis e modalidades de crédito
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O programa disponibiliza no total R$ 40 bilhões: R$ 30 bi do Fundo Garantidor de Exportações (FGE) + R$ 10 bi do próprio BNDES.
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Finalidades contempladas: capital de giro, investimentos em adaptação da produção, aquisição de máquinas e equipamentos, inovação tecnológica, diversificação de mercados, entre outras.
Critérios de elegibilidade
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Empresas de todos os portes que exportaram produtos atingidos pelas tarifas adicionais dos EUA entre julho de 2024 e junho de 2025.
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É necessário que o faturamento com essas exportações seja igual ou superior a 5% do faturamento bruto total da empresa no mesmo período.
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Linhas específicas para quem foi impactado:
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Capital de Giro (uso geral)
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Giro Diversificação (buscar novos mercados)
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Bens de Capital (máquinas / equipamentos)
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Investimentos (inovação, processos, adaptação produtiva, adensamento de cadeias)
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Empresas cujos produtos sofreram qualquer tarifa, mesmo que com impacto menor no faturamento, também têm acesso a linhas de Capital de Giro Emergencial e Capital de Giro Diversificação.
Relevância e impactos esperados
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Ajuda no alívio imediato para empresas exportadoras que vêm sofrendo com as tarifas dos EUA, mitigando perdas operacionais.
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Incentiva adaptação produtiva e inovação, pois parte dos recursos pode ser usada para modernizar processos ou buscar novos mercados.
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Pode contribuir para assegurar empregos, já que uma das contrapartidas exigidas pelo BNDES é a manutenção desses postos de trabalho.
Fonte: Comex do Brasil
Logcomex adquire UXComex para expandir soluções no comércio exterior
Durante o Comex Tech Forum 2025, a Logcomex, plataforma brasileira de inteligência para comércio exterior, anunciou a aquisição da UXComex, especializada em gestão automatizada para agentes de carga e despachantes aduaneiros. Com a aquisição, a Logcomex amplia sua atuação no setor, oferecendo soluções mais completas e integradas para os profissionais da área.
Detalhes da aquisição
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Objetivo: A aquisição visa fortalecer a presença da Logcomex no mercado, integrando as soluções da UXComex à sua plataforma e ampliando a oferta de serviços para seus clientes.
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Expectativa: A Logcomex espera que a integração das tecnologias proporcione uma experiência mais eficiente e automatizada para os profissionais de comércio exterior.
Implicações para o setor
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Automação: A união das plataformas promete reduzir o trabalho manual e aumentar a eficiência operacional dos agentes de carga e despachantes aduaneiros.
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Integração: A integração das soluções permitirá uma gestão mais centralizada e transparente dos processos logísticos e aduaneiros.
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Inovação: A parceria reforça o compromisso das empresas com a inovação e a transformação digital no setor de comércio exterior.
Fonte: https://www.tecnologistica.com.br
LOGÍSTICA
Frete recua em agosto e custo médio nacional cai para R$ 7,36 por km rodado
Segundo estimativa do Índice de Frete Rodoviário (IFR) da Edenred, o valor médio do frete rodoviário no Brasil registrou queda em agosto de 2025, situando-se em R$ 7,36 por quilômetro rodado, contra R$ 7,40 em julho – uma retração de 0,54%.
Motivos da queda
A Edenred identificou alguns fatores que explicam essa diminuição nos preços do frete:
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A contração de setores da indústria, que diminuiu a demanda por transporte rodoviário.
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Influência da política tarifária dos Estados Unidos, que levou a uma menor solicitação de transporte para exportações.
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A queda do dólar, que ajudou a aliviar custos de insumos importados para o transporte.
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Manutenção da taxa básica de juros (Selic) em 15% ao ano, gerando certo ambiente de estabilidade.
Fatores que limitaram uma queda maior
Apesar da redução, alguns elementos impediram uma diminuição mais acentuada:
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O escoamento da safra de milho manteve certa demanda por transporte, sustentando parte dos custos.
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O reajuste do piso da tabela de frete em julho ainda exerce influência nos preços.
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O diesel, embora tenha subido pouco, aumentou: o diesel comum subiu 0,65% e o diesel S-10 subiu 0,81% em agosto. Isso pesa nos custos operacionais.
Perspectivas para os próximos meses
A Edenred indica que nos próximos meses o índice do frete pode ter pequenas oscilações, dependendo de:
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variação do preço dos combustíveis;
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flutuações cambiais;
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eventuais mudanças regulatórias que afetem transporte e logística.
Fonte: MundoLogística
Emergent Cold LatAm conclui aquisição da Comfrio, ampliando atuação na cadeia fria
A Emergent Cold LatAm, empresa especializada em armazenamento e logística de alimentos sob temperatura controlada, concluiu a aquisição da Comfrio, uma plataforma nacional de armazenagem refrigerada no Brasil.
Principais detalhes da aquisição
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Com a operação, a Emergent Cold passa a operar 37 instalações em 12 estados brasileiros, alcançando cerca de 4 milhões de metros cúbicos de capacidade de armazenamento, com 610 mil posições de paletes e um quadro de aproximadamente 3.500 colaboradores.
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A Comfrio, antes controlada pelo fundo Aqua Capital, é referência no serviço de distribuição nacional e transporte de última milha, além de ser líder no segmento de armazenagem de grãos e sementes.
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A aquisição permite que a Emergent Cold expanda sua cobertura geográfica para estados como Minas Gerais, Ceará, entre outros. Já havia presença forte em estados do Sul, Sudeste e Nordeste
Impactos esperados para logística, comércio exterior e setor produtivo
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A operação fortalece a infraestrutura de cadeia fria nacional, melhorando capacidade de armazenagem de produtos perecíveis, essenciais para exportações.
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Reduz gargalos logísticos ao melhorar a capilaridade, o que facilita escoamento tanto para mercado interno quanto externo.
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Empresas exportadoras de alimentos e produtores do agronegócio podem se beneficiar, com maior disponibilidade de armazenagem em regiões estratégicas.
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A oferta de serviços de última milha também pode gerar ganhos de eficiência na distribuição interna de produtos refrigerados.
Fonte: . FreshPlaza+1