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Transpetro abre licitação para 36 embarcações de navegação interior para ampliar logística de combustíveis
A Transpetro do Brasil abriu uma licitação pública para a construção de 18 barcaças e 18 rebocadores como parte de sua investida no mercado de transporte terrestre de combustíveis do país.
A subsidiária da Petrobras lançou a rodada de licitações esta semana, com o objetivo de aumentar sua capacidade logística e diversificar as operações ao longo das principais rotas fluviais e costeiras do Brasil.
De acordo com a licitação, dez barcaças terão capacidade para 3.000 toneladas de petróleo bruto (dwt) e oito, para 2.000 toneladas de petróleo bruto (dwt). Uma vez construídas, as novas unidades farão da Transpetro uma das maiores operadoras de barcaças para derivados de petróleo e biocombustíveis do Brasil.
O presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, disse que a licitação deve gerar trabalho em estaleiros brasileiros.
“A Transpetro continua comprometida em atender às necessidades em evolução da indústria naval brasileira”, disse ele, acrescentando: “Nossa entrada no transporte hidroviário interior expande e fortalece nossa capacidade operacional, oferecendo novas soluções logísticas para mais de 170 clientes”.
O setor brasileiro de barcaças movimenta atualmente cerca de 10 milhões de toneladas de petróleo e derivados por ano.
Márcio Guimarães, diretor de dutos e terminais da Transpetro, disse que a estratégia da empresa reflete seu objetivo de se tornar uma grande operadora multimodal.
“Buscamos continuamente expandir nossas operações por meio da integração de diferentes modais logísticos”, afirmou. “Nosso plano é aprimorar a infraestrutura existente com novas soluções de transporte e expandir nossa capacidade de serviço. Seremos um player importante nesse modal”, acrescentou.
A licitação foi dividida em seis lotes — três para barcaças e três para rebocadores. Os licitantes podem garantir mais de um lote, com entregas previstas para começar em 2026. De acordo com a licitação, as barcaças devem ser capazes de transportar um ou mais produtos petrolíferos e contar com modernos sistemas de segregação e segurança.
FONTE: https://splash247.com/transpetro-launches-tender-for-36-inland-vessels-to-expand-fuel-logistics/?utm_source=chatgpt.com
Em visita de Estado, Lula exalta potencial de crescimento do comércio com a Indonésia
Presidente afirma que as duas nações têm plenas condições de mostrar ao mundo a capacidade de defender interesses econômicos com diálogo e respeito mútuo. Agenda desta quinta-feira (23) abre série de compromissos no Sudeste Asiático.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu nesta quinta-feira, 23 de outubro, em Jacarta, capital da Indonésia, a agenda oficial de compromissos no Sudeste Asiático. Em visita de Estado, Lula foi recebido com honras militares e civis no Palácio Merdeka pelo presidente Prabowo Subianto, com quem se reuniu em encontros privado e ampliado. Na sequência, houve uma cerimônia de assinatura de atos e acordos e uma declaração à imprensa.
Ao citar o volume do comércio entre os dois países, Lula ressaltou as muitas potencialidades para ampliar o fluxo de importação e exportação entre as duas nações. “Nas últimas duas décadas, nosso comércio cresceu mais de três vezes, de dois bilhões para seis bilhões e meio de dólares. Eu disse ao presidente Subianto que é quase inexplicável para as nossas sociedades como Indonésia e Brasil, que juntos perfazem quase 500 milhões de habitantes, só tenham um comércio de seis bilhões de dólares. É pouco para a Indonésia, é pouco para o Brasil”, destacou Lula.
Na trilha para mudar esse cenário, Brasil e Indonésia assinaram uma série de memorandos de entendimento. Os acordos envolvem cooperações em medidas sanitárias e fitossanitárias e de certificação na área de agricultura, além de cooperação nas áreas de energia e mineração, ciência e tecnologia, estatística e promoção comercial. Os documentos foram assinados pelos ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), Carlos Fávaro (Agricultura), e pelos presidentes do IBGE, Marcio Pochmann, e da Apex, Jorge Vianna. Também houve assinatura de acordos envolvendo empresas privadas das duas nações.
“Venho para cá com muita expectativa de renovarmos a parceria estratégica, estabelecer novos acordos, não apenas em comércio bilateral, mas em coisas novas, como a questão da inteligência artificial, a questão dos Datacenters, a questão científica e tecnológica, aperfeiçoar o relacionamento entre nossas universidades”, listou o presidente Lula.
EXEMPLO – Ao exaltar as boas relações entre os dois países, Lula ressaltou que Brasil e Indonésia são exemplos num momento de incertezas no contexto global. “No atual cenário de acirramento do protecionismo, nossos países têm plenas condições de mostrar ao mundo a capacidade de defender interesses econômicos com diálogo e respeito mútuo. Vamos fazer um esforço grande para que Indonésia e Brasil se transformem em dois parceiros fundamentais na geografia econômica do mundo”, declarou Lula.
MULTILATERALISMO – Para o presidente brasileiro, Indonésia e Brasil são referência de entendimentos que beneficiam os dois lados numa relação de comércio equitativa, com ganhos para os dois lados. “Nós queremos multilateralismo e não unilateralismo. Queremos democracia comercial e não protecionismo. Queremos crescer, gerar empregos. Emprego de qualidade, porque é para isso que nós fomos eleitos para representar o nosso povo”, resumiu.
VALORIZAÇÃO – O presidente Prabowo Subianto classificou como uma grande honra a visita de Lula a seu país e destacou que Brasil e Indonésia formam uma força dentro do Sul Global e, por isso, a cooperação entre os dois tem valor estratégico e será valorizada e ampliada. Subianto chegou a indicar a intenção de incentivar o ensino da língua portuguesa em seu país para facilitar os fluxos comerciais entre as duas nações.
ENCONTROS – A visita de Lula à Indonésia é a primeira de um chefe de Estado brasileiro ao país desde 2008, ano em que foi estabelecida a Parceria Estratégica Brasil-Indonésia. Entretanto, não marca o primeiro encontro entre os dois líderes. Subianto realizou visita de Estado ao Brasil em 9 de julho deste ano, após ter participado da Cúpula do BRICS no Rio de Janeiro, nos dias 6 e 7 de julho. Foi a segunda visita do Presidente Prabowo ao Brasil, após sua participação na Cúpula de Líderes do G20, também na capital fluminense, em novembro de 2024. O comunicado conjunto adotado durante a visita de Estado de Prabowo Subianto ao Brasil traçou diretrizes para o fortalecimento da Parceria Estratégica Brasil–Indonésia, com ênfase em áreas como comércio agrícola, segurança alimentar e nutricional, bioenergia, e desenvolvimento sustentável.
PARCERIA ESTRATÉGICA – Em 2008, Brasil e Indonésia elevaram a relação ao nível de Parceria Estratégica, a primeira do Brasil no Sudeste Asiático. Os contatos de alto nível têm se intensificado nos últimos anos e, em 2023, o ministro Mauro Vieira (Relações Exteriores) visitou a Indonésia, ocasião em que firmou o Plano de Ação Revitalizado para a Parceria Estratégica (2023-2026). O plano prevê o diálogo e a coordenação sobre temas bilaterais, regionais e multilaterais de interesse comum, incluindo áreas como defesa, comércio, investimentos, turismo e desenvolvimento sustentável.
RELAÇÃO COMERCIAL – A Indonésia é um dos principais parceiros comerciais do Brasil na Ásia. O país é o 16º maior destino das exportações brasileiras e o 5º no setor do agronegócio. Em 2024, os fluxos comerciais entre os dois países atingiram o patamar recorde de US$ 6,3 bilhões, com superávit brasileiro (US$ 2,6 bilhões). Destacam-se as exportações de farelo de soja (US$ 1,66 bilhão; 37% da pauta) e açúcares (US$ 1,65 bilhão; 37%).
MERCOSUL – Atualmente, o Brasil busca avançar na abertura e acesso do mercado indonésio para produtos agropecuários brasileiros, bem como retomar a aproximação comercial entre Mercosul e Indonésia. As duas nações compartilham amplo potencial de cooperação no campo energético, sustentado por perfis complementares e experiências convergentes em fontes renováveis, especialmente em bioenergia e biocombustíveis.
ESTRATÉGIA – Lula está na Ásia para uma ampla agenda no Sudeste Asiático até o dia 28 de outubro. Serão dois dias na Indonésia e, depois, o presidente segue para visita oficial à Malásia, no sábado (25/10), onde cumpre uma série de compromissos, entre eles a participação na 47ª Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) e reuniões correlatas, nos dias 26 a 28 de outubro, em Kuala Lumpur.
BRASIL-ASEAN – As relações com a ASEAN constituem eixo estruturante da prioridade atribuída pela política externa brasileira ao adensamento das relações com os países do Sudeste Asiático. Do ponto de vista econômico, a corrente comercial do Brasil com os países da ASEAN passou de US$ 3 bilhões em 2002 para US$ 37 bilhões em 2024, um aumento de doze vezes. Em 2024, o bloco foi o quinto maior parceiro comercial do Brasil no mundo, sendo também o quarto maior destino das exportações brasileiras e responsável por 20% de todo o superávit da balança comercial brasileira, com saldo positivo de USD 15,5 bilhões.
FONTE: https://www.gov.br/planalto.html/pt-br/acompanhe-o-planalto/noticias/2025/10/em-visita-de-estado-lula-exalta-potencial-de-crescimento-do-comercio-com-a-indonesia?utm_source=chatgpt.com
Grupo Rhenus é selecionado pelos Correios como provedor global de serviços logísticos para a COP 30
Junto com os Correios, a Rhenus está apoiando a logística internacional de cargas das Nações Unidas para a Conferência do Clima COP 30, em Belém, Brasil.
SINGAPURA – Media OutReach Newswire – 22 de outubro de 2025 – O Grupo Rhenus foi indicado pelos Correios como Provedor Global de Serviços Logísticos para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30). Em parceria com a estatal, designada como Operadora Logística Estratégica para o evento, a Rhenus gerenciará o transporte internacional da carga das Nações Unidas para a conferência do clima, que acontecerá de 10 a 21 de novembro deste ano em Belém, Brasil.
A parceria com os Correios alavancará a capacidade de agenciamento de cargas internacionais da Rhenus para garantir a entrega segura e pontual de remessas críticas para um dos eventos climáticos mais significativos do mundo. Com operações em mais de 70 países, a Rhenus está alavancando sua expertise em logística global para apoiar a execução bem-sucedida da COP 30.
A equipe da Rhenus Brasil desempenha um papel fundamental na coordenação do transporte internacional, em estreita colaboração com os Correios. A Rhenus gerencia o processo logístico internacional para a ONU, começando com a coleta da carga em Bonn, na Alemanha, seguida pelo transporte aéreo para o Brasil, passando pelos aeroportos de São Paulo-Guarulhos (GRU) e Viracopos (VCP). Após a chegada, a carga será processada em regime de admissão temporária. A Rhenus também supervisionará a reexportação da carga de volta para Frankfurt (FRA), garantindo sua entrega final em Bonn.
“A parceria com os Correios para apoiar a COP 30 reforça nosso compromisso com a logística responsável e a colaboração global – em benefício das gerações futuras”, disse Tobias Bartz, CEO do Grupo Rhenus. “O Brasil é um dos nossos principais polos globais para operações da cadeia de suprimentos e um centro essencial para nossas atividades na região da América Latina, com o apoio de nossas equipes locais altamente qualificadas. Com uma forte rede internacional e profundo conhecimento regional, estamos bem posicionados para fortalecer as cadeias de suprimentos em todo o Brasil e na América Latina. Nossa participação se baseia em nossa vasta experiência, incluindo a atuação como patrocinador logístico oficial da COP 29 no ano passado. Estamos ansiosos para contribuir para o sucesso da COP 30 e avançar na transição para uma logística mais sustentável em todo o mundo.”
A Rhenus possui um histórico comprovado no apoio a grandes eventos internacionais de diversos setores. No ano passado, a prestadora global de serviços de logística demonstrou sua competência como Parceira Oficial de Logística da COP 29 em Baku, Azerbaijão, e apoiou a equipe olímpica belga nos Jogos Olímpicos de Verão em Paris, gerenciando a infraestrutura e a logística de equipamentos em diversos locais. A Rhenus também prestou suporte logístico a um cliente global durante os Jogos Olímpicos de Verão do Rio de Janeiro e, recentemente, foi nomeada despachante oficial de cargas para grandes feiras comerciais no Riyadh Front Exhibition & Conference Centre, um dos principais locais da Arábia Saudita para feiras comerciais internacionais.
Fornecendo soluções de baixa emissão para crescimento sustentável
A Rhenus está impulsionando a inovação sustentável em todo o setor de logística, integrando sistemas de acionamento alternativos, promovendo o transporte intermodal e oferecendo tecnologias inteligentes que reduzem as emissões aéreas, marítimas e terrestres. Soluções como o RheGreen, um serviço de frete aéreo, evitam até 40% das emissões de CO₂ ao selecionar as aeronaves mais eficientes. A Rhenus está estabelecendo novos padrões para logística de baixas emissões. Suas ferramentas digitais, como o Painel de Emissões, oferecem aos clientes visibilidade clara sobre o desempenho de carbono de suas remessas, enquanto o Otimizador de Modo de Transporte permite que eles façam escolhas ambientalmente responsáveis, selecionando modos de transporte com menores emissões.
Em linha com seu compromisso corporativo de atingir a meta de zero emissões líquidas até 2045 por meio de soluções de baixo carbono, a Rhenus estabeleceu a meta de reduzir as emissões e apoiar ativamente seus clientes na tomada de decisões logísticas responsáveis. Para tanto, e como parte de sua contribuição para as metas da COP, a Rhenus está fornecendo um relatório detalhado de suas emissões após a conclusão da operação, facilitando o controle de sua pegada de carbono, promovendo a transparência e fortalecendo o planejamento de uma logística consciente alinhada aos padrões globais de sustentabilidade.
Sobre Rhenus
O Grupo Rhenus é um dos principais especialistas em logística, com operações comerciais globais e um faturamento anual de 8,2 bilhões de euros. 41.000 funcionários trabalham em 1.330 unidades em mais de 70 países e desenvolvem soluções inovadoras ao longo de toda a cadeia de suprimentos. Seja fornecendo transporte, armazenagem, desembaraço aduaneiro ou serviços de valor agregado, a empresa familiar concentra suas operações em diversas unidades de negócios, onde as necessidades dos clientes são o foco principal em todos os momentos.
FONTE: https://businesspost.ng/media-outreach/rhenus-group-selected-by-correios-as-the-global-logistics-service-provider-for-cop-30/?utm_source=chatgpt.com
Master Cargas Brasil fortalece operações da cadeia de frio em PG
Expansão no município amplia capacidade de câmaras congeladas e eficiência logística.
A Master Cargas Brasil, referência nacional em soluções logísticas, anuncia a ampliação de sua estrutura no Paraná, especialmente na cidade de Ponta Grossa, onde investe no aumento significativo dos volumes de câmaras congeladas. O movimento reforça o compromisso da empresa em fortalecer a cadeia de frio e oferecer mais eficiência no armazenamento e transporte de produtos sensíveis, garantindo segurança e qualidade para clientes nacionais e internacionais.
Segundo o Governo do Estado, entre janeiro e julho de 2025 as exportações do Paraná somaram US$ 13,2 bilhões, com destaque para soja em grão e carne de frango in natura, que juntos representam quase 40% da pauta exportadora. Em 2024, o estado exportou alimentos e bebidas para 176 países, totalizando US$ 14,2 bilhões em negócios, dados que reforçam a importância do setor logístico e da infraestrutura de frio na região.
Segundo Tânia Lopes Anselmo, fundadora e CEO da Master Cargas Brasil, o investimento em Ponta Grossa é parte de uma estratégia nacional de crescimento sustentável. “O fortalecimento da nossa operação no Paraná é um passo fundamental para consolidar a eficiência da cadeia de frio. Estamos vivendo um momento de transformação para a Master Cargas Brasil, com foco em inovação, credibilidade e parcerias regionais.”
A executiva destaca o papel estratégico do estado: “O Paraná é um dos maiores exportadores do país e tem uma vocação logística muito forte. Nosso trabalho é potencializar essa força com tecnologia e infraestrutura de ponta, conectando os produtos brasileiros aos principais mercados do mundo.”
Com a ampliação da operação em Ponta Grossa, a Master Cargas Brasil reafirma seu compromisso em oferecer infraestrutura moderna, agilidade operacional e soluções completas, fortalecendo o setor logístico e o desenvolvimento econômico do Paraná.
Atualmente, além da ampliação da operação no Paraná, onde já conta com 23 filiais, a Master Cargas Brasil, que conta com 49 unidades do Brasil, está presente também nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Sergipe.
Fonte: https://arede.info/jornaldamanha/cotidiano/598802/master-cargas-brasil-fortalece-operacoes-da-cadeia-de-frio-em-pg?utm_source=chatgpt.com&d=1
Mahama reitera desejo do governo de desenvolver um sistema de transporte e logística
O presidente John Dramani Mahama reiterou o compromisso do governo em desenvolver um sistema de transporte e logística que realmente promova Gana de forma eficiente, segura e inclusiva.
“Estamos modernizando os sistemas ferroviário, rodoviário, marítimo e de aviação de Gana, ao mesmo tempo em que aprimoramos a conectividade intermodal para garantir que passageiros e cargas se movam sem problemas em nosso país e em nossa sub-região”, declarou o presidente Mahama em seus comentários na abertura da edição inaugural da Feira de Transporte e Logística de Gana de 2025.
“Estamos utilizando plataformas digitais e sistemas de dados para otimizar a logística, aumentar a transparência e aprimorar a prestação de serviços. Especialmente para transporte, armazenagem e operações portuárias.”
O evento de três dias sobre o tema “Reinicializando o setor de transportes de Gana para melhorar a conectividade, a inovação e o investimento” está sendo organizado pelo Ministério dos Transportes.
O objetivo é mostrar inovação, atrair investimentos e promover a colaboração para redefinir o setor de transporte e logística de Gana.
O presidente Mahama disse que o governo estava trabalhando para descarbonizar o transporte, expandir a infraestrutura de mobilidade elétrica e promover investimentos climáticos inteligentes que reduzam as emissões e protejam o meio ambiente.
Ele disse, da mesma forma, que eles estavam estabelecendo uma estrutura regulatória forte para supervisionar a operação segura e responsável de motocicletas e triciclos, que eram popularmente chamados de Okada, para serviços de passageiros com pagamento justo, ao mesmo tempo em que expandiam o alcance de sistemas de transporte público de massa acessíveis e eficientes.
Acrescentando que tudo isso estava dentro de uma estrutura que enfatizava segurança, ordem e sustentabilidade.
Ele disse que a Feira de Transporte e Logística representa um marco significativo em sua jornada nacional.
“Não é apenas uma plataforma para exposição e networking, mas também para diálogo, inovação e parceria entre os setores público e privado”, disse ele.
“A Feira de Transporte e Logística de Gana está perfeitamente alinhada com nosso objetivo mais amplo de estabelecer Gana como um centro de transporte e logística da África Ocidental.”
O presidente Mahama disse que isso estava em total harmonia com as oportunidades geradas pelo Acordo da Área de Livre Comércio Continental Africana, cujo Secretariado estava sediado aqui em Accra.
Ele observou que, com maior eficiência portuária, conectividade ferroviária moderna, infraestrutura aeroportuária expandida, transporte rodoviário eficiente e sistemas de logística digital, Gana poderia e se tornaria a porta de entrada para o comércio e a movimentação eficientes de bens e serviços em toda a sub-região da África Ocidental.
O Presidente elogiou o Sr. Joseph Bukari Nikpe, Ministro dos Transportes, e sua equipe, incluindo os chefes de agências do Ministério dos Transportes, por transformar essa visão transformadora em realidade.
Ele disse que o governo estava investindo em todos os segmentos do setor de transporte do país para tornar mais eficiente o movimento de passageiros e mercadorias pelo país.
Ele disse que na terça-feira, 22 de outubro de 2025, cortou o gramado para a duplicação da Cape Coast-Takoradi Road, e outros segmentos de Accra a Kasoa, de Kasoa a Winneba, de Winneba a Mankessim e de Mankessim a Cape Coast receberam contratos de diferentes empreiteiros.
“Quando esta estrada estiver concluída, o transporte ao longo deste corredor, o tempo que você gasta para se deslocar por este corredor, melhorará em 50 por cento.
Ele disse que o uso de viagens para Cape Coast-Takoradi seria reduzido em 50%, apenas por causa da modernização e dualização do corredor.
Ele disse que eles também estavam trabalhando com a Autoridade Ferroviária de Gana para desenvolver os vários segmentos do Plano Diretor Ferroviário.
Ele reiterou que o evento marcante foi mais do que apenas uma reunião de partes interessadas e que foi uma declaração ousada de intenções, que reflete sua determinação compartilhada de redefinir e transformar o sistema de transporte e logística de Gana, com foco na modernidade, inovação, segurança e sustentabilidade.
“O transporte, como todos sabem, é a força vital de qualquer economia. Ele gera novas oportunidades, abre mercados para bens e serviços, impulsiona a produtividade e também promove o desenvolvimento nacional inclusivo”, afirmou.
Ele observou que a competitividade de um país era frequentemente avaliada pela eficiência com que pessoas e mercadorias conseguiam se movimentar pelo seu território; acrescentando que era por isso que esta feira era oportuna e informativa.
“Conforme descrito em nosso Manifesto de 2024 e na Agenda Reset, meu governo está verdadeiramente comprometido em construir um sistema de transporte seguro, acessível e baseado em tecnologia que crie empregos, promova o comércio e esteja alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2063 da União Africana. Nossas prioridades são claras e ambiciosas”, disse ele.
“Estamos modernizando os sistemas ferroviário, rodoviário, marítimo e de aviação de Gana, ao mesmo tempo em que aprimoramos a conectividade intermodal para garantir que passageiros e cargas se movam sem problemas pelo nosso país e pela nossa sub-região.
“Estamos utilizando plataformas digitais e sistemas de dados para otimizar a logística, aumentar a transparência e aprimorar a prestação de serviços. Especialmente para transporte, armazenagem e operações portuárias.”
FONTE: https://www.ghanabusinessnews.com/2025/10/23/mahama-reiterates-governments-desire-to-develop-a-transport-logistics-system/?utm_source=chatgpt.com