FECHAMENTO DO MERCADO (22/08/2025)

💵 Dólar: R$ 5,42 | -0,93%

💶 Euro: R$ 6,49 | -0,18%

📉 Ibovespa: 137.968 pts | +2,57%

🏛️ S&P 500: 6.466,91 pts | +1,52%

💻 Nasdaq: 21.057,96 pts | +1,88%

O novo perfil da gestão de exportação e importação

  • As exportações do Brasil atingiram US$ 15,154 bilhões em junho de 2025, acumulando US$ 103,081 bilhões no primeiro semestre, mostrando recuperação em relação a 2016.

  • Em exportação, a Declaração Única de Exportação (DU-E) está substituindo, de forma gradual, a DE, DSE e RE — exigindo uma nova abordagem de gestão que facilite a comunicação entre Receita Federal, despachantes e empresas.

  • Esse movimento reduz burocracia e acelera os processos, impulsionando a transformação digital e a adoção de soluções tecnológicas nos fluxos logísticos internos.

  • No que diz respeito ao regime de Drawback, pequenos e médios exportadores passaram a ter acesso ao benefício desde dezembro do ano anterior, o que favorece a desoneração tributária de insumos e amplia a competitividade dessas empresas no comércio internacional.

  • Na esfera da importação, há um apelo maior por transparência, diante de desafios como complexidade regulatória, câmbio instável e infraestrutura logística precária. A centralização de serviços e uso de tecnologia ajudam a evitar falhas, automatizar processos e garantir maior controle nas operações.

Fonte:  Cloud

 

🐷RECONHECIMENTO

A Master Agroindustrial, uma das principais produtoras de carne suína do Brasil, bateu seu recorde histórico em julho de 2025 ao exportar 3,7 mil toneladas de carne suína em um único mês  volume superior à média do primeiro semestre. Foram 155 cargas enviadas, com aumento de 23% em relação à média dos meses anteriores. Entre os mais de 20 países atendidos destacam-se Japão, Filipinas, Chile, Canadá, República do Congo, México, Costa do Marfim e Hong Kong.

O diretor de Operações e Mercado Externo, Manolo Faccin, atribui o desempenho ao esforço da equipe, investimentos em qualidade e à parceria estratégica da empresa com a espanhola Vall Companys fundamental para ingressar e consolidar-se em mercados exigentes.

Esse feito está alinhado ao Plano Estratégico P30, que visa dobrar o tamanho da companhia até 2030, gerando mais empregos e renda nas regiões de atuação.

Fonte: Agrimídiabstranslog.com.br

🇧🇷➡️🇰🇪 Marco histórico: Brasil realiza primeira exportação de carne bovina para o Quênia

O Brasil acaba de conquistar mais um importante mercado para a sua pecuária: o Quênia, país africano de mais de 55 milhões de habitantes e com forte demanda por proteína animal. A primeira exportação de carne bovina brasileira para o país africano foi oficialmente realizada em agosto de 2025, marcando um avanço estratégico nas relações comerciais entre Brasil e África.

O que foi exportado?

A operação envolveu carne bovina congelada, embarcada por frigoríficos habilitados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), após inspeção sanitária e alinhamento dos protocolos com as autoridades quenianas. O volume exato da carga não foi divulgado, mas o embarque representa a abertura de um novo canal de exportação para o agro brasileiro.

Por que isso importa?

  • O Quênia é um hub logístico e econômico na África Oriental, com portos estratégicos como o de Mombaça, o que abre portas para distribuição regional.

  • A entrada da carne brasileira nesse mercado reforça a diversificação geográfica das exportações agropecuárias, diminuindo a dependência de grandes compradores como China e Hong Kong.

  • A iniciativa fortalece o posicionamento do Brasil como player global na proteína animal, alinhado à estratégia de diplomacia comercial ativa do governo federal e da ApexBrasil.

Oportunidades futuras

Com a habilitação recente de mais frigoríficos para mercados africanos, espera-se que o Quênia se torne um mercado recorrente e que sirva como porta de entrada para países vizinhos como Uganda, Tanzânia e Etiópia. A carne brasileira é competitiva em preço e qualidade, o que pode favorecer novos contratos e parcerias comerciais no continente africano.

🗣️ “Essa exportação representa um passo significativo para o Brasil no fortalecimento da presença do agronegócio brasileiro no continente africano. O Quênia tem grande potencial de crescimento como mercado consumidor”, afirmou um representante da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do MAPA.

🚢 LOGÍSTICA

Lançamento do Programa “Rotas para Inovação”

No dia 26 de agosto de 2025 (terça-feira), será lançado o Programa Rotas para Inovação, uma iniciativa de inovação aberta voltada ao Complexo Portuário da Foz do Rio Itajaí.

Idealizado pelo Sebrae/SC, por meio do Sebrae Startups, o programa é realizado em parceria com o Porto de Itajaí, o Elume – Centro Regional de Inovação e diversas instituições de ensino e fomento.

O principal objetivo é apoiar empresas vinculadas ao setor portuário da região na criação de soluções inovadoras, incentivando a cooperação com universidades e centros de pesquisa, facilitando a comercialização e ampliando o desenvolvimento econômico e social local.

O evento terá vagas limitadas a 50 participantes, reunindo representantes do poder público, empresários, entidades portuárias, instituições de ensino, ciência e tecnologia, além de empreendedores com novas soluções.

Juliana Bernardi Dall’antonia, gerente da Regional Foz do Sebrae/SC, destaca que a iniciativa busca promover a inovação em pequenos negócios ligados ao complexo portuário, aprimorando processos internos e aumentando a competitividade via tecnologia.

O superintendente do Porto de Itajaí, João Paulo Tavares Bastos, enfatiza que o programa visa construir um ecossistema de inovação, conectando startups, universidades, centros de pesquisa e empresas portuárias, para impulsionar soluções tecnológicas que gerem emprego, renda e contribuam para transformar o cenário econômico e social da região. Ele reforça o compromisso do porto em se tornar um porto inteligente, moderno, competitivo e referência nacional e internacional.

Entre as instituições parceiras estão: Instituto Federal de Santa Catarina (Campus Itajaí), Udesc (Balneário Camboriú), UFSC (Joinville), Univali (Diretoria de Empreendedorismo e Inovação), Marinatech Rede Midhub, Núcleo de Tecnologia e Inovação da ACII, Polo Regional ACATE Foz do Itajaí e SC Mais Inovação.

Fonte: Porto de ItajaíClicRDC

 Porto do Pecém inaugura rota direta Brasil–China e revoluciona a logística internacional

O Porto do Pecém (CE) deu um grande salto estratégico em 2025 com a inauguração da rota marítima direta para a China, reduzindo o tempo de viagem de aproximadamente 60 para 30 dias — ou seja, pela metade.

Essa rota inédita movimenta atualmente 1.200 contêineres por semana, consolidando o Pecém como um hub logístico internacional e reposicionando o Nordeste como um ponto estratégico do comércio exterior brasileiro.

 Conectividade global

A nova rota passa pelo Canal do Panamá, conectando portos asiáticos essenciais, como Yantian, Ningbo, Xangai, Qingdao e Busan, permitindo que produtos brasileiros cheguem mais rapidamente ao mercado chinês e, por consequência, a toda a Ásia.

 Setores beneficiados

Entre os principais setores favorecidos estão:

  • Agroindústria: frutas, carnes e castanha-de-caju.

  • Têxtil e calçados: aumento de competitividade em prazo e custo.

  • Minerais e outros produtos: maior eficiência logística.

Impacto estratégico

Essa iniciativa fortalece o comércio bilateral Brasil–China, aproxima os dois maiores players do comércio internacional e contribui para a diversificação e expansão das exportações brasileiras. Para exportadores, significa redução de custos, aumento de competitividade e maior previsibilidade nos prazos de entrega.

“A nova rota representa um marco para a logística brasileira e amplia o potencial de crescimento do Pecém como porta de entrada e saída de produtos para mercados globais”, destaca especialista em comércio exterior.

Uma base de referência para o setor

A Base Rio é uma unidade estratégica para operações offshore da empresa, apoiando navios e serviços de logística marítima. Com a implementação da energia renovável, a unidade reforça seu papel como modelo de operação eficiente e ambientalmente consciente, integrando tecnologia, inovação e compromisso ambiental.

“Estamos demonstrando que é possível conciliar eficiência operacional com responsabilidade socioambiental. A Base Rio mostra que a sustentabilidade não é apenas uma meta, mas uma prática possível no setor portuário”, afirmou a Wilson Sons em comunicado oficial.

Impacto positivo no setor logístico

Além da redução direta das emissões de carbono, a operação sustentável da Base Rio reforça a importância de iniciativas verdes na logística e no comércio exterior, trazendo benefícios econômicos, ambientais e reputacionais para a empresa e o setor.

A medida se insere em um contexto maior de modernização portuária e logística sustentável, tendência global que vem ganhando força entre portos e empresas do setor.

Fonte: Wilson Sons

🚢 Regulamentação da BR do Mar promete reduzir custo logístico até 60%

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou que a regulamentação do programa BR do Mar pode reduzir os custos logísticos entre 20% e 60%, potencializando o setor portuário brasileiro. A declaração foi feita durante a cerimônia de assinatura do decreto que regulamenta o programa.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estava previsto para participar do evento, mas cancelou devido a uma reunião com presidentes dos bancos públicos.

Segundo o ministro, a regulamentação foi construída em conjunto com sindicatos, entidades, o setor produtivo e, especialmente, a indústria naval brasileira. O programa visa fortalecer a cabotagem no Brasil, utilizando os 8 mil km de litoral para ampliar a movimentação de contêineres de 1,2 milhão para 2 milhões. Além disso, busca reduzir a dependência das rodovias, que atualmente respondem por 65% do transporte no país.

O BR do Mar também prepara o lançamento da BR dos Rios no segundo semestre, criando novas rotas de integração e gerando competitividade, fortalecendo especialmente os produtores brasileiros.

Fonte: CNN Brasil

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