FECHAMENTO DO MERCADO 31/10/2025


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Tráfego de navios no Porto de Santos terá interrupções por corrida e obras no canal.

A Autoridade Portuária de Santos (APS) informou que o tráfego de navios no Porto de Santos sofrerá interrupções parciais ao longo deste fim de semana, devido à largada da 75ª Regata Santos-Rio e a execução de uma etapa das obras de aprofundamento do canal de navegação.
Na sexta-feira (31), o tráfego marítimo será temporariamente interrompido no canal de acesso ao Porto, no trecho entre o Iate Clube de Santos e a boia 1A, das 9h30 às 12h30, para a realização da largada da Regata Santos-Rio.
Realizada desde 1951, a prova é considerada a mais tradicional competição náutica do país. A edição deste ano terá início às 12h e contará, além dos veleiros participantes, com o desfile do Navio Veleiro Cisne Branco, da Marinha do Brasil.


Outra interrupção
Já no sábado (1º), entre a meia-noite e as 11h, não serão realizadas manobras de embarcações no trecho do canal que passa em frente ao Armazém 15. A paralisação permitirá a execução de uma sondagem geotécnica rotativa, etapa necessária para definir o método de remoção de rochas no processo de aprofundamento do canal, cujo calado atual é de 15 metros e deverá alcançar 16 metros.

 

FONTE: https://www.diariodolitoral.com.br/santos/trafego-de-navios-no-porto-de-santos-tera-interrupcoes-por-corrida-e/205100/

 

Maior Fábrica de celulose do mundo chega ao Brasil com poder de empregar metade da cidade.

FONTE: https://www.diariodolitoral.com.br/cotidiano/maior-fabrica-de-papel-do-mundo-chega-ao-brasil-com-poder-de-empregar/204143/

 

Empresas brasileiras transferem produção para o Paraguai em busca de custos mais baixos.

Empresas brasileiras de grande e médio porte vêm consolidando projetos industriais e logísticos no Paraguai atraídas por um pacote de incentivos que reduz de forma sensível o custo operacional; entre as companhias citadas em comunicados setoriais, reportagens de mercado e negociações públicas recentes estão a Lupo, a Riachuelo (Grupo Guararapes), a Estrela, a Fiusa (ou Fiasul em registros setoriais), além de grupos têxteis regionais, fornecedores de embalagens como a Efisa e empresas de bens de consumo que anunciaram ou discutem a abertura de unidades em 2025–2026.

 Esses projetos vão desde plantas de corte e costura e centros de distribuição até fábricas de componentes e embalagens, com investimentos reportados variando de alguns milhões a dezenas de milhões de dólares conforme o porte da operação.

O principal atrativo citado por executivos e analistas é o conjunto de incentivos paraguaios: alíquotas efetivas muito baixas sobre operações industriais e comerciais; regimes de maquila que permitem a importação de insumos sem tributação para transformação e posterior exportação; isenções e tratamentos especiais em zonas francas e parques industriais; tarifa de energia elétrica, em muitos casos, substancialmente mais baixa do que a média de estados brasileiros; custos de mão de obra formal frequentemente inferiores aos praticados em grandes polos brasileiros; procedimentos administrativos e aduaneiros mais céleres para instalação e importação de insumos; e condições locais de oferta de terrenos e infraestrutura com facilidades fiscais e logísticas.

 

FONTE:https://www.revistaceara.com.br/?s=Empresas+brasileiras+transferem+produ%C3%A7%C3%A3o+para+o+Paraguai+em+busca+de+custos+mais+baixos.

 

Com previsão de investir R$ 3 bilhões em 10 anos, empresa lança pedra fundamental de complexo aeronáutico em Guaíba.

Empreendimento prevê gerar 1,5 mil empregos — sendo 700 diretos —, além de fomentar pesquisa e formação em áreas estratégicas.

O AeroCITI (Aero Centro Integrado de Tecnologia e Inovação) será construído onde ficaria a antiga fábrica da Ford. O local, além da fábrica de aviões, também terá uma estrutura de aeroporto.

A estrutura aeroportuária, conforme fontes do setor, terá capacidade de funcionar como alternativa em caso de problemas com o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre.

A previsão é que as obras do complexo comecem ainda em 2025. A primeira fase deverá ser entregue em 2027 com a fundação do terreno e a pista de aviões.

SAIBA MAIS DETALHES DO PROJETO

O AeroCITI será um complexo industrial aeronáutico. O projeto, além de uma fábrica de aeronaves, prevê um hub de inovação, centros de pesquisa, de logística e de manutenção.

O local também terá uma infraestrutura aeroportuária com função regional que poderá operar como alternativa ao Salgado Filho, em Porto Alegre.

A obra é considerada um dos principais investimentos da iniciativa privada no Rio Grande do Sul previsto para os próximos anos. Além do investimento bilionário, a iniciativa gerará quase 3 mil vagas de emprego entre diretos e indiretos.

 

Fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/giane-guerra/noticia/2025/10/guaiba-quer-garantir-r-300-milhoes-para-pista-em-nova-fabrica-de-avioes-cmfgxs70i020e0120o1uzecok.html

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