FECHAMENTO DO MERCADO

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Santa Catarina inicia despacho aduaneiro da maçã de São Joaquim e Fraiburgo para agilizar exportações

Santa Catarina lançou em janeiro de 2025 o despacho aduaneiro direto nos polos produtores de São Joaquim e Fraiburgo, permitindo que a certificação fitossanitária e aduaneira seja feita já na origem — eliminando a necessidade de deslocamento até o Rio Grande do Sul.

Com isso, os produtores catarinenses ganham:

  • Redução de custos e tempo de transporte

  • Menor risco de deterioração da fruta

  • Competitividade ampliada no mercado internacional

  • Exportação direta via Porto de Imbituba, fortalecendo a economia regional

Santa Catarina é líder nacional na produção de maçã, especialmente com São Joaquim respondendo por cerca de 40% do total estadual.

Esse foi um movimento estratégico que alia eficiência logística, segurança fitossanitária e poder de decisão local, dando mais autonomia aos produtores e impulsionando o setor exportador como um todo.

Fonte: Jornal dos bairros

Governo brasileiro autoriza ação na OMC contra tarifas de Trump

  • 🇧🇷 O Ministério das Relações Exteriores (MRE) recebeu autorização formal para acionar o mecanismo de solução de controvérsias da Organização Mundial do Comércio (OMC) em relação às tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União em 5 de agosto de 2025 e assinada pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin .

  •  A medida representa o primeiro passo formal do Brasil para contestar as tarifas impostas pelos EUA. A OMC analisaria o caso em painéis técnicos e poderia recomendar a retirada das tarifas ou autorizar o Brasil a retaliar .

  •  As tarifas impostas pelos EUA entrarão em vigor em 7 de agosto de 2025, conforme anunciado pelo presidente Donald Trump em 31 de julho de 2025

Fonte: Poder360

Logística

Foz do Iguaçu terá o maior porto seco da América Latina

A cidade de Foz do Iguaçu será palco de um salto logístico com a construção do novo porto seco da Multilog, que promete dobrar a movimentação de cargas e atrair novas rotas internacionais.

O investimento é de R$ 500 milhões e a estrutura ocupará 550 mil m² às margens da BR-277, com capacidade para 2 mil caminhões por dia. A previsão de inauguração é dezembro de 2026.

O novo terminal será quase três vezes maior que o atual, modernizando o escoamento de mercadorias e desafogando o centro urbano. Em 2024, Foz movimentou US$ 8,6 bilhões em cargas — volume que deve dobrar nos próximos anos.

Além disso, a Multilog planeja implantar um terminal de contêineres, redirecionando cargas do Paraguai, que hoje seguem via Montevidéu, para Paranaguá (PR), fortalecendo o papel do estado no comércio exterior.

O projeto faz parte de um pacote de obras que inclui a nova Ponte da Integração e a duplicação da Rodovia das Cataratas.

A cidade de Foz do Iguaçu será palco de um salto logístico com a construção do novo porto seco da Multilog, que promete dobrar a movimentação de cargas e atrair novas rotas internacionais.

O investimento é de R$ 500 milhões e a estrutura ocupará 550 mil m² às margens da BR-277, com capacidade para 2 mil caminhões por dia. A previsão de inauguração é dezembro de 2026.

O novo terminal será quase três vezes maior que o atual, modernizando o escoamento de mercadorias e desafogando o centro urbano. Em 2024, Foz movimentou US$ 8,6 bilhões em cargas — volume que deve dobrar nos próximos anos.

Além disso, a Multilog planeja implantar um terminal de contêineres, redirecionando cargas do Paraguai, que hoje seguem via Montevidéu, para Paranaguá (PR), fortalecendo o papel do estado no comércio exterior.

O projeto faz parte de um pacote de obras que inclui a nova Ponte da Integração e a duplicação da Rodovia das Cataratas.

Fonte: Gdia.com.br

Executivos pedem urgência na aceleração da maturidade digital da logística brasileira

Pesquisa “Panorama da Logística Brasileira”, apresentada no evento Diálogos 2025 pela nstech, reuniu líderes de empresas como Cargill, Magalu, Unilever e Klabin

 Para mais de 30% dos executivos, o indicador OTIF (On Time In Full) é um dos maiores desafios hoje no setor. Aplicação de Inteligência Artificial em operações logísticas foi citada por quase 20% dos participantes como prioridade estratégica

Dificuldades destacadas em toda a jornada de digitalização: desde priorização e construção do business case até seleção de soluções e captura de resultados, com cultura e gestão de mudança como ponto crítico.

 58% dos executivos relataram dificuldade em quantificar impactos qualitativos, como risco e satisfação do cliente, no business case da digitalização

Em cenário global e competitivo, a logística é vista como vantagem estratégica; exige-se mais do que inovação pontual, mas sim processos integrados, colaboração e digitalização acelerada.

Fonte: MundoLogística

Porto de Itapoá ultrapassa 500 mil contêineres movimentados em 2025

  • Crescimento expressivo: Até julho, o Porto de Itapoá movimentou 501.600 contêineres, marcando um aumento de 33% em relação ao mesmo período de 2024.

  • Desempenho mensal: Em julho, foram processados 73 mil contêineres, a segunda maior marca mensal da história do terminal.

  • Operações intensas: O porto registrou uma média diária superior a 2.300 contêineres e operou cerca de 60 navios por mês, representando um crescimento de 17% na comparação anual.

  •  Investimentos estratégicos: O CEO Ricardo Arten destaca que os resultados são fruto de investimentos contínuos em infraestrutura, tecnologia e capacitação de pessoal, visando excelência operacional e soluções logísticas inteligente

Fonte: Datamar

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