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Governo brasileiro cria comitê para reagir a tarifas dos EUA e proteger economia nacional

Em resposta à decisão dos Estados Unidos de impor tarifas de 50% sobre todos os produtos importados do Brasil, o governo federal anunciou, nesta segunda-feira (14), a criação do Comitê Interministerial de Negociação e Contramedidas Econômicas e Comerciais. A iniciativa visa adotar medidas estratégicas para proteger a economia brasileira e preservar a competitividade dos setores produtivos nacionais.

 O que motivou a criação do comitê?

O presidente norte-americano Donald Trump declarou que, a partir de 1º de agosto, entrará em vigor uma nova política tarifária que afeta diretamente as exportações brasileiras. A medida gerou preocupação entre empresários da indústria e do agronegócio, e mobilizou o governo brasileiro a reagir rapidamente com base na recém-aprovada Lei de Reciprocidade Econômica (Lei 15.122/25).

Quem compõe o comitê?

O comitê será presidido pelo vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, e contará com os seguintes ministros: Rui Costa (Casa Civil), Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Fernando Haddad (Fazenda) . Outros ministros poderão ser convocados conforme o tema da reunião.

Primeiras ações

A primeira reunião oficial do comitê acontece hoje, 15 de julho, com representantes da indústria nacional. Ainda nesta terça-feira, haverá uma segunda rodada de conversas com o setor do agronegócio. O objetivo inicial é ouvir os impactos reais das tarifas sobre a cadeia produtiva e elaborar contramedidas baseadas no diálogo com o setor privado.

Diplomacia e articulação internacional

Desde março, o Brasil já vinha mantendo um canal diplomático com os EUA, iniciado com uma videoconferência entre Alckmin e autoridades do comércio norte-americano. O governo reforça que a prioridade é o diálogo, mas deixa claro que medidas de reciprocidade e proteção estão prontas para ser implementadas, se necessário.

 Lei de Reciprocidade Econômica

A Lei 15.122/25, aprovada em abril pelo Congresso Nacional, autoriza o Brasil a adotar medidas comerciais equivalentes sempre que for alvo de ações consideradas injustas por parte de outros países. O decreto de regulamentação da lei será publicado ainda hoje, o que habilita oficialmente o comitê a atuar com base jurídica sólida. https://www.gov.br/planalto/pt-br/acompanhe-o-planalto/noticias/2025/07/presidente-lula-anuncia-comite-para-adocao-de-medidas-de-protecao-da-economia-brasileira?utm_source=chatgpt.com

LOGÍSTICA

Porto de Itajaí registra crescimento histórico no 1º semestre de 2025

O Porto de Itajaí movimntou 1,8 milhão de toneladas no primeiro semestre de 2025, marcando uma alta histórica de 1.686% em relação ao mesmo período de 2024. O avanço reafirma a recuperação e relevância do terminal no cenário nacional.

🔹 Exportações: 200.090 toneladas
🔹 Importações: 179.331 toneladas
🔹 Destaque para junho:

  • Cais Público: 147.937 toneladas

  • Área arrendada: 231.484 toneladas

📌 Complexo portuário (incluindo Teporti, Portonave e outros):

  • Total movimentado: 7.116.922 toneladas

  • Exportações: 3,57 milhões t | Importações: 3,54 milhões t

  • Embarcações atendidas: 610 (101 em junho)

  • Crescimento do complexo: 6% em relação a 2024

 Segundo o superintendente João Paulo Tavares Bastos, o desempenho superou expectativas, com destaque na movimentação de contêineres na região Sul.

Contexto nacional:
De janeiro a maio, os portos brasileiros movimentaram 532 milhões de toneladas, superando o total de 2024. O crescimento médio nacional foi de 0,8% no período, segundo a Antaq. https://jornaldosbairrostv.com.br/noticia/82681/porto-de-itajai-movimenta-18-milhao-de-toneladas-no-semestre-e-registra-alta-historica-de-1686

Logística brasileira ainda não acompanha crescimento do agronegócio, apontam especialistas

 

A logística no Brasil enfrenta desafios para acompanhar o crescimento acelerado do agronegócio, especialmente na produção de soja e milho, que aumentou 155 milhões de toneladas nos últimos 15 anos, segundo Elizângela Pereira Lopes, assessora técnica da Confederação Nacional da Agricultura (CNA). Ela destacou que o principal gargalo está na infraestrutura que liga as fazendas aos portos, incluindo ferrovias, hidrovias e armazenagem, aspectos fundamentais para o escoamento eficiente da produção.

O tema foi debatido na série de eventos “Logística no Brasil”, promovida pelo Valor Econômico em Brasília, que reuniu especialistas, autoridades e executivos do setor. Walter Souza, diretor institucional da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), ressaltou a importância do Plano Nacional de Logística para promover a multimodalidade no país, reduzindo a dependência do transporte rodoviário e aumentando o uso de ferrovias e outras modalidades.

Segundo Souza, o plano deve redesenhar o perfil do transporte brasileiro para que haja maior equilíbrio e eficiência no escoamento das cargas, fomentando a integração entre modais e fortalecendo a infraestrutura logística nacional.

Mercosoja 2025: Logística e propriedade intelectual da soja no Mercosul serão debatidas no Mercosoja 2025

Entre os dias 21 e 24 de julho, Campinas (SP) receberá o Mercosoja 2025 e o X Congresso Brasileiro da Soja (CBSoja), reunindo especialistas e representantes da cadeia da soja para debater os principais desafios do setor no Mercosul. A logística de transporte e a propriedade intelectual serão temas centrais da programação.

No dia 22, o painel “Desafios logísticos para a exportação de soja no Mercosul” vai discutir gargalos enfrentados por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. A palestra de abertura será com Luis Zubizarreta, da ACSoja, sobre o uso de hidrovias como alternativa logística. Também serão debatidas melhorias na infraestrutura de armazenagem e a integração com ferrovias. A mediação será feita pela Embrapa Soja.

Já no dia 23, o painel “Biotecnologia e propriedade intelectual no Mercosul” abordará os impactos do uso de sementes não certificadas, que representam cerca de 30% da produção brasileira

Com o tema “100 anos de soja no Brasil: pilares para o amanhã”, o evento marcará também os 50 anos da Embrapa Soja e deve reunir cerca de 2 mil participantes. A programação incluirá palestras técnicas, workshop internacional, apresentação de trabalhos científicos e a Arena de Inovação, com lançamentos e tecnologias para a cadeia da soja. https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/logistica-e-propriedade-intelectual-da-soja-no-mercosul-serao-debatidos-do-mercosoja-2025?utm_source=chatgpt.com

Crise no Mar Vermelho impacta transporte marítimo global e torna rota pelo Cabo da Boa Esperança o novo padrão

Desde o final de 2023, o Mar Vermelho e o Canal de Suez enfrentam uma crise sem precedentes no transporte marítimo global. O agravamento do conflito entre Israel e Hamas levou a uma série de ataques a navios comerciais por rebeldes Houthi no Estreito de Bab al-Mandeb, forçando as principais companhias marítimas a suspender operações na região.

A situação se intensificou nesta semana, quando dois navios graneleiros de bandeira liberiana, operados por empresas gregas, foram atacados em um intervalo de 48 horas. O navio Magic Seas afundou após ser atingido por mísseis e drones. Logo em seguida, o Eternity C pegou fogo e também afundou, com relatos de pelo menos quatro mortes entre a tripulação.

Diante da insegurança no Mar Vermelho, as rotas de transporte foram redirecionadas para o Cabo da Boa Esperança, alternativa que tem provocado impactos significativos na cadeia logística global: os tempos de trânsito aumentaram de 10 a 15 dias, há escassez de equipamentos na Ásia e no Oriente Médio, e portos como Singapura, Roterdã e da Costa Leste dos EUA enfrentam congestionamentos crescentes.

As taxas de frete, tanto spot quanto contratual, seguem em alta, e o mercado trabalha com capacidade limitada para rotas cruciais, como Ásia-Europa e Ásia-América do Norte.

Segundo análises da Röhlig Logistics, não há perspectivas de retomada das operações via Canal de Suez em 2025, devido à continuidade dos conflitos e à evolução das capacidades ofensivas dos rebeldes. A empresa segue monitorando os desdobramentos e mantendo contato com clientes e parceiros para minimizar os impactos. https://www.rohlig.com/company/news-press/red-sea-shipping-crisis-escalates-july-2025-update-for-global-logistics?utm_source=chatgpt.com

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